Cartaz de cinema

CineConchas 2019: vem aí mais uma edição do ciclo de cinema nascido numa instituição de apoio social

Publicado em 25 Jun. 2019 às 18:40, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

CineConchas 2019: vem aí mais uma edição do ciclo de cinema nascido numa instituição de apoio social

Durante três fins-de-semana há cinema ao ar livre na Quinta das Conchas, ao Lumiar, no maior evento do género em Portugal.

Após 11 edições, o CineConchas continua a ser um ato de amor, cuidadosamente trabalhado ao longo de meses por uma reduzida e empenhada equipa de voluntários. Mesmo assim, ou sobretudo por ser assim, conseguiu impor-se, ao longo dos anos, como um dos eventos mais marcantes em termos de cinema na cidade de Lisboa, mantendo-se ferozmente independente e fiel aos seus princípios.

Em 2018, quase 20 mil espectadores passaram pelas nove sessões. O objetivo permanece: unir a comunidade, juntar pessoas de diversas proveniências e classes sociais e mostrar bom cinema no bonito cenário da Quinta das Conchas.

O cérebro desta iniciativa reside numa instituição particular de solidariedade social, com 56 anos de existência: o Centro Social da Musgueira (CSM), nascido nos tempos em que a zona da Alta de Lisboa mais não era do que um imenso bairro de barracas e construções clandestinas. Os tempos mudaram, mas as necessidades de apoio social mantêm-se e estenderam-se a outras camadas da população.

Diariamente, o CSM acolhe mais de 600 utentes nos vários serviços que presta em Jardim de Infância, ATL, TPC Media e Mediateca para jovens, Salas de Estudo, Centro de Dia para idosos, Serviço de Apoio Domiciliário, Formação Profissional e Gabinete de Inserção Profissional. Dinamiza múltiplos projectos e iniciativas comunitárias. Um deles, a face mais visível para o público em geral, é o CineConchas.

A seu lado, desde o início, está a EGEAC, a empresa municipal responsável pela Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. Gere espaços e é responsável pela programação de diversas iniciativas, nomeadamente, das Festas de Lisboa, de que o CineConchas é parte integrante.

É assim que nasce o CineConchas. Um casamento duradouro entre uma instituição de solidariedade social e uma empresa pública. O Centro Social da Musgueira assegura a programação, toda a produção do evento, os recursos humanos e a presença. A EGEAC assegura os licenciamentos, parte do financiamento necessário e o apoio logístico.

A edição 2019 começa já esta quinta-feira, 27 de junho, e prolonga-se até 13 de julho, com sessões às quintas, sextas e sábados, às 21h45 (hora a que a luminosidade permite uma projeção com qualidade). A entrada é, como sempre, livre.

Programação CineConchas 2019

 

  • Quinta-feira 27 de junho (21h45)

A Revolução Silenciosa, de Lars Kraume

  • Sexta-feira 28 de junho (21h45)

Hunter Killer, de Donovan Marsh

  • Sábado 29 de junho (21h45)

Força Ralph: Ralph vs Internet, de Phil Johnson e Rich Moore

 

  • Quinta-feira 4 de julho (21h45)

Todos Sabem, de Asghar Farhadi

  • Sexta-feira 5 de julho (21h45)

Viúvas, de Steve McQueen

  • Sábado 6 de julho (21h45)

Green Book - Um Guia Para a Vida, de Peter Farrelly

 

  • Quinta-feira 11 de julho (21h45)

Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski

  • Sexta-feira 12 de julho (21h45)

Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer e Dexter Fletcher

  • Sábado 13 de julho (21h45)

Como Treinares o Teu Dragão: O Mundo Secreto, de Dean DeBlois