Cartaz de cinema

CineConchas 2015 começa a 25 de junho

Publicado em 22 Jun. 2015 às 20:33, por , em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

CineConchas 2015 começa a 25 de junho

Começa esta semana a oitava edição da mostra de cinema ao ar livre que decorre na Quinta das Conchas, em Lisboa. O filmSPOT é um dos parceiros.

O CineConchas, mostra de cinema ao ar livre que decorre anualmente na Quinta das Conchas -  na Alta de Lisboa, ao Lumiar - regressa para a oitava edição a partir de 25 de junho e o filmSPOT é um dos media partners do evento.

Todas as quintas, sextas e sábados até 11 de julho, sempre às 21h45 e com entrada livre, o CineConchas 2015 propõe a magia e a emoção do cinema em ecrã gigante de 12m x 5m num dos espaços verdes mais bonitos e acolhedores da cidade.

Programação CineConchas 2015

A primeira sessão deste ano traz a aventura de "Kon Tiki - A Viagem Impossível", produção norueguesa realizada por Joachim Ronning e Espen Sandberg, nomeada para o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012. Em 1947, o explorador Thor Heyerdahl reuniu um pequeno grupo de homens para atravessar o Oceano Pacífico numa primitiva jangada de madeira. O objetivo era provar a possiblidade de que culturas pré-colombianas tivessem viajado a partir da América do Sul para colonizarem as pequenas ilhas do Pacífico.

No dia seguinte, sexta 26 de junho, Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller protagonizam a adaptação ao cinema do livro de Stephen Chbosky, "As Vantagens de Ser Invisível". Um adolescente estranho, adorável e ingénuo, que tenta reagir ao suicídio do melhor amigo e lutar contra a sua própria timidez é acolhido por dois estudantes mais velhos que tentam apresentá-lo ao mundo real.

O serão de sábado, 27 de junho, é dedicado às crianças e aos jovens com o filme de animação "Como Treinares o Teu Dragão 2", de Dean DeBlois. Cinco anos após terem trazido a união e a paz entre dragões e vikings na ilha de Berk, Hiccup e Desdentado deparam-se com uma caverna escondida no gelo, ninho de centenas de novos dragões selvagens e do misterioso Dragão Cavaleiro. De repente, Hiccup e Desdentado vêem-se no centro de uma batalha para proteger a paz.

O segundo fim-de-semana inclui, na quinta-feira, 2 de julho, o drama "Duas Vidas", de Georg Maas e Judith Kaufmann. Logo após a queda do muro de Berlim, um advogado pede a Katrine e à sua mãe que testemunhem num julgamento contra o Estado norueguês em nome dos "filhos da guerra", crianças nascidas de relações entre mulheres norueguesas e soldados alemães, durante a Segunda Guerra Mundial. Com uma vida familiar estável e feliz, ela resiste. Aos poucos, é revelada uma teia de ocultações e segredos...

Sexta, 3 de julho, é projetado "Kingsman: Serviços Secretos", longa-metragem de ação e espionagem com Colin Firth, Samuel L. Jackson, Mark Strong, Taron Egerton e Michael Caine. Um experiente agente secreto britânico recruta o indisciplinado sobrinho para uma organização de espiões conhecida como Kingsman.

No dia seguinte, sábado, 4 de julho, chega a comédia francesa "Que Mal Fiz Eu a Deus?", realizado por Philippe de Chauveron, a história de um casal francês, católico e conservador, que vê a vida andar para trás quando as suas quatro filhas casam com homens de diferentes origens e religiões.

O terceiro fim-de-semana do CineConchas 2015 começa com "O Passado", do realizador Asghar Farhadi, vencedor de um Oscar por "Uma Separação" e que regressa ao tema dos problemas familiares com a história de um iraniano que abandona a esposa francesa e os filhos para regressar ao seu país. A mulher escreve-lhe a pedir o divórcio, o que o obriga a regressar a França onde vê um outro homem ocupar o seu lugar e educar os seus filhos.

Sexta-feira, 10 de julho, "Whiplash - Nos Limites", filme nomeado para o Oscar de melhor filme em 2014. O argumento baseia-se na experiência do realizador Damien Chazelle no liceu de Princeton. J.K. Simmons (vencedor do Oscar de melhor ator secundário por este papel) é Terence Fletcher, um professor exigente, abusivo e violento que recruta Andrew, um jovem e ambicioso baterista, para a sua banda de estúdio.

A edição 2015 do CineConchas termina no sábado, 11 de julho com "Home: A Minha Casa", animação que conta a história da invasão da Terra pelos Boov, uma raça extraterreste que procura um novo lugar para viver. Os seres humanos são prontamente realojados enquanto os Boov se ocupam a reorganizar o planeta. Só Tip, uma menina desenrascada, consegue evitar a captura e acaba por tornar-se cúmplice acidental de um Boov banido chamado Oh.

Sobre o CineConchas

Surgiu em 2008 a partir de uma ideia do Centro Social da Musgueira e do movimento cívico Viver Lisboa, com o propósito de criar um evento que permitisse a aproximação e o convívio entre as populações da Alta de Lisboa e, ao mesmo tempo, atrair espectadores de outras zonas de Lisboa aos espaços verdes recentemente recuperados da Quinta das Conchas.

Desde então, o número de espectadores de cada edição tem crescido sem parar. Das 2.500 pessoas presentes na primeira edição, o evento cresceu para os 22.700 espectadores em 2014, transformando-o no maior e mais popular evento de cinema ao ar livre na cidade de Lisboa.

Quem organiza o CineConchas?

O CineConchas é organizado pelo Centro Social da Musgueira (www.csmusgueira.org ) em parceria com a EGEAC (www.egeac.pt) e integra o programa oficial das Festas de Lisboa (www.festasdelisboa.com).

Como chegar ao CineConchas?

A Quinta das Conchas pertence à Freguesia do Lumiar, e tem cinco entradas:

•    Alameda das Linhas de Torres
•    Rua Ladislau Patrício
•    Rua Luís Pastor de Macedo (junto à saída da estação de Metro Quinta das Conchas)
•    Rua Arnaldo Ferreira
•    Av. Eugénio de Andrade

Existem diversas alternativas de transportes públicos para chegar à Quinta das Conchas.

Metro: Estação Quinta das Conchas - linha amarela

Autocarros Carris: 717, 736, 796, 798 (carreiras diurnas) e 207 (carreira noturna)