Cartaz de cinema

Cinco filmes restaurados de Wong Kar Wai em março na Filmin

Publicado em 8 Mar. 2021 às 11:33, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Asiático, Ciclos de cinema)

Cinco filmes restaurados de Wong Kar Wai em março na Filmin

Os cinco filmes de Wong Kar Wai restaurados em 4k pelo próprio realizador e estreados em cinema, chegam à Filmin a 16 de março.

"Chungking Express" (1994)

Chungking Express

Sob os neons da paisagem urbana de Hong Kong, duas histórias paralelas exploram a melancolia do amor perdido e a inocência das novas paixões. A primeira narrativa segue o agente 223, um polícia que projecta o seu destino numa colecção de latas de ananás cujo prazo de validade expira a 1 de Maio. Um encontro com uma mulher misteriosa que usa uma peruca loira arranca-o do estado de estagnação em que se encontra. A segunda história desenrola-se em torno do agente 663 e do fim da sua relação com uma assistente de bordo, uma tragédia que chega aos ouvidos do empregado de um snack-bar que começa à procura de formas de o animar. Com as suas cores vibrantes e movimento efervescente, Chungking Express marcou o momento de internacionalização de Wong Kar Wai.

"Anjos Caídos" (1995)

Fallen Angels

Num cenário urbano nocturno, Wong Chi Ming é um assassino a soldo que tenta deixar a sua ocupação. Entre uma relação ambígua com a sua parceira profissional e um encontro com uma prostituta, a sua vida cruza-se com histórias de outras personagens que deambulam as ruas de Hong Kong. Ao longo de episódios excêntricos e de referências à cultura pop, Anjos Caídos é um retrato vibrante da condição de alienação de indivíduos inseridos no ritmo acelerado da vida distorcida da cidade.

"Felizes Juntos" (1997)

Happy Together

Lai Yiu Fai e Ho Po Wing viajam para a Argentina em busca de aventuras. Pouco depois de chegar, o casal incompatibiliza-se e Ho abandona o seu parceiro. Na sua ausência, Lai arranja um emprego num bar de tango em Buenos Aires, até que Ho regressa à sua vida após ser vítima de um espancamento. Mas à medida que a vida de Lai toma uma nova direcção quando este conhece um rapaz Taiwanês, Ho continua o seu caminho de declínio para um lugar de destruição muito diferente daquele que conhecia. Romance turbulento que valeu a Wong Kar Wai o Prémio de Melhor Realizador em Cannes.

"Disponível Para Amar" (2000)

In the Mood For Love

Um retrato delicado de uma história de amor pouco convencional. Enquadrado pela sublime paleta de cores e pelos íntimos slow-motions de Wong Kar Wai, o filme viaja através dos olhares enigmáticos de dois indivíduos que, depois de se mudarem para o mesmo prédio com os seus parceiros ausentes, começam a acreditar que os seus respectivos esposos estão a ter um caso. Na sua solidão e aborrecimento, Chow e Su tornam-se mais próximos à medida que fazem as pazes com os seus fracassos românticos.

"2046" (2004)

2046

Chow Mo Wan está a escrever um livro de ficção científica sobre um comboio que viaja para um sítio chamado 2046, onde os passageiros poderão recuperar as suas memórias perdidas e de onde nunca ninguém regressou. Inspirado nas suas próprias aventuras com várias mulheres no Hotel Oriental em Hong Kong, a fronteira entre ficção e realidade em breve começa a esbater-se. Seguindo um rastro de ligações misteriosas, 2046 é considerado a sequela de "Disponível para Amar" (2000). Mestre da narrativa não-linear, Wong Kar Wai cria aqui uma rede de rostos que se interligam – alguns dos quais afogados em mágoa, outros entregues à paixão – e envolve-os na sua estética tão característica, rica em sombras frondosas e cores contrastantes.