Cartaz de cinema

Ciclo Ruben Östlund em outubro no Cinema Fernando Lopes

Publicado em 26 Set. 2022 às 10:15, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

Ciclo Ruben Östlund em outubro no Cinema Fernando Lopes

Cinco longas-metragens de ficção dirigidas pelo cineasta sueco vão ser exibidas na sala de cinema da Universidade Lusófona.

Para assinalar a estreia de "Triângulo da Tristeza", filme vencedor do último Festival de Cannes, o Cinema Fernando Lopes, em colaboração com Alambique Filmes, prepara para outubro a possibilidade de descobrir em sala as cinco longas-metragens de ficção assinadas até ao momento pelo realizador sueco Ruben Östlund.

O GUITARRISTA (Gitarrmongot)

Primeira longa-metragem de Östlund. Um retrato-mosaico, com várias histórias sobre pessoas que vivem, de alguma forma, à margem ou fora das normas da sociedade contemporânea, interpretadas, na sua maioria, por não-actores. Estreia inédita em sala de cinema.

INVOLUNTÁRIO (De Ofrivilliga)

Com este filme, estreado na secção Un Certain Regard, começa a relação de Ruben Östlund com o Festival de Cannes. O cineasta definiu esta sua obra como uma "comédia trágica ou tragédia cómica" onde disseca o comportamento humano, tema principal dos seus filmes. Estreia inédita em sala de cinema

PLAY (Play)

Segundo filme do realizador estreado na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, é uma observação astuta e provocatória do relacionamento entre adolescentes, que provocou debate na imprensa sueca pelas questões raciais que levanta. Estreia inédita em sala de cinema.

FORÇA MAIOR (Force Majeure)

O filme tem origem numa pergunta que fascinava o realizador: como é que os seres humanos reagem em situações repentinas e inesperadas, tais como uma catástrofe? A história fala duma família que está de férias e testemunha uma avalanche, fugindo, aterrorizada. Quando tudo termina, sentem-se envergonhados por sucumbirem ao seu medo mais primário.

Estreia mundial na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, onde recebeu o Prémio do Júri.

O QUADRADO (The Square)

O vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2017 é uma tragico-comédia, uma sátira sobre a humanidade e o mundo da arte. Östlund quis fazer um filme elegante, com estratégias visuais e retóricas que provocassem o espectador. Do ponto de vista temático, desloca-se entre tópicos como a responsabilidade e a confiança, os ricos e os pobres, o poder e a impotência.

 

Curtas e cinema português

Também a partir de outubro haverá uma sessão mensal de curtas-metragens com curadoria da Agência da Curta-Metragem, onde será possível descobrir o melhor da produção nacional e internacional.

A sala reafirma ainda o compromisso de apostar na exibição de cinema português, dando espaço a jovens talentos e filmes que, de outra forma, não chegariam ao circuito comercial. Neste âmbito, estreia a 20 de outubro "Chelas Nha Kau", um filme coletivo dos Bataclan 50, com mais títulos a anunciar em breve.

O Cinema Fernando Lopes continuará ainda a dar espaço às sessões especiais dos alunos da Lusófona e a ser a casa que alberga a programação do Cineclube de Alvalade.