Cartaz de cinema

Ciclo Luis Buñuel em janeiro no TVCine

Publicado em 27 Dez. 2021 às 14:30, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Ciclos de cinema)

Ciclo Luis Buñuel em janeiro no TVCine

Subversivo, revolucionário, sempre pronto a lançar farpas aguçadas às convenções da sociedade que desnudava em toda a sua hipocrisia e incoerência. Feroz crítico das instituições católicas e dos valores pretensiosos da burguesia, Luis Buñuel, é objeto de um ciclo a ter lugar entre janeiro e fevereiro, nos canais TVCine.

Aragonês da vila de Calanda, na província de Teruel, onde nasceu a 22 de fevereiro de 1900, Buñuel estendeu a sua carreira no cinema ao longo de cinco décadas, sobretudo no México e em França, com breves incursões nos EUA e em Espanha, de onde a Guerra Civil e a ditadura franquista o mantiveram afastado. Ligado à fundação do movimento surrealista espanhol, com Federico García Lorca e Salvador Dali, foi em colaboração com este último que dirigiu o seu primeiro filme, a perturbadora curta-metragem "Um Cão Andaluz" (1929).

O TVCine revisita sete títulos da filmografia de Buñuel, com foco particular na fase europeia da sua carreira, marcada pela estreita colaboração com o escritor e argumentista Jean-Claude Carrière. Os filmes serão exibidos pela primeira vez aos sábados, de 1 de janeiro a 12 de fevereiro, sempre às 22h00, no TVCine Edition. Logo após a primeira exibição ficam disponíveis na plataforma TVCine+.

 


Programação do ciclo "Especial Clássicos: Luis Buñuel"

Labirinto Infernal (1956) | 1 de janeiro, sábado, às 22h00

Labirinto Infernal

Após ser anunciado que o Governador proibiu a exploração de diamantes, os mineiros revoltam-se e exigem ser recebidos por ele, mas são detidos pelo exército. Chark, aventureiro oriundo de uma aldeia vizinha, chega em pleno tumulto. Torna-se amigo de Castin, um mineiro que sonha abrir um restaurante em Marselha; do padre Lizzardi, que tenta acalmar os ânimos; e de Djin, a prostituta que dorme com Chark antes de o denunciar à polícia. Chark foge da prisão e envolve-se na revolta dos mineiros. Perseguidos, Chark e o seu grupo aventuram-se selva adentro. Esgotado, o grupo autodestrói-se, e só Chark se salva, fugindo com a filha surda-muda de Castin. Com Simone Signoret, Georges Marchal, Michel Piccoli, Charles Vanel e Tito Junco.

Diário de Uma Criada de Quarto (1964) | 8 de janeiro, sábado, às 22h00

Diário de Uma Criada de Quarto

Célèstine entra ao serviço dos Monteil, burgueses de província, mas não simpatiza com eles. Presta-se, no entanto, aos caprichos do velho Monteil, que gosta de a ver de botas. Quando pensa em despedir-se, Célèstine sabe da notícia da violação e morte de uma menina. Desconfia de Joseph, outro empregado dos Monteil e ativista da extrema direita, e decide continuar ao serviço para confirmar que a culpa é dele. Com Jeanne Moreau, Georges Géret, Michel Piccoli, Daniel Ivernel e Françoise Lugagne.

A Bela de Dia (1967) | 15 de janeiro, sábado, às 22h00

A Bela de Dia

Adaptação do romance de Joseph Kessel. o filme encapsula alguns dos temas recorrentes de Buñuel: sexo e obsessão, sonho e realidade. E burguesias, claro está. Para muitos uma obra resistente, agrupa referências sadomasoquistas e jogos de poder, dos quais se alimenta a história de Séverine (Catherine Deneuve), senhora de alto estatuto social que decide prostituir-se (mas só à tarde...). Os muito singulares encontros com as perversões dos seus clientes permitem-lhe materializar as suas próprias fantasias. Uma das obras-primas de Buñuel, recebeu o Leão de Ouro para melhor filme da edição 1967 do Festival de Veneza.

A Via Láctea (1969) | 22 de janeiro, sábado, às 22h00

A Via Lactea

Pierre e Paul são dois peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. É uma viagem no espaço que se desdobra pelo tempo, e que lhes permite percorrer os grandes dogmas que pontuaram a história do catolicismo. Encontram um padre fugido de um asilo psiquiátrico, um chefe de mesa que estuda teologia e testemunham um duelo de esgrima entre um jesuíta e um jansenista. E assistem às Bodas de Canã, à cura falhada de dois cegos por Jesus Cristo, à Virgem Maria a dizer ao filho que se barbeie. Com Laurent Terzieff, Paul Frankeur e Bernard Verley.

O Charme Discreto da Burguesia (1972) | 29 de janeiro, sábado, às 22h00

O Charme Discreto da Burguesia

Os Thevenot e um embaixador vão jantar a casa dos Sénechal, mas enganam-se na data do convite. Vão então a um restaurante, onde também não comem devido à morte súbita do dono. Os Sénechal reiteram o convite para jantar, mas uma súbita vontade de fazer amor obriga a que cheguem atrasados e falhem novamente a refeição. Pelo meio, diversos episódios sucedem: o sonho do sargento, o assassínio de um moribundo por um bispo, a interrupção por misteriosos intrusos ou gangsters. O humor do efeito de repetição acaba por se transformar num angustiante jogo de massacre. Com Laurent Terzieff, Paul Frankeur, Delphine Seyrig, Edith Scob e Bernard Verley.

O Fantasma da Liberdade (1974) | 5 de fevereiro, sábado, às 22h00

O Fantasma da Liberdade

Na Toledo ocupada pelas forças napoleónicas, um soldado abraça uma estátua feminina numa igreja. Depois, exige que se abra o caixão. A história é contada por um criado num jardim público, que prefere ler em vez de tomar conta das filhas dos patrões, os Foucault. À noite, o senhor Foucault sofre de insónias, o que o leva a consultar o médico no dia seguinte. A partir daí, a história bifurca-se sucessivamente, num encadeado não linear de sequências surreais e personagens autónomas que criticam a moralidade e a sociedade. Penúltimo filme de Buñuel, faz uma síntese de toda a sua carreira. Com Pierre-François Pistorio, Hélèna Perdrière e Adriana Asti.

Este Obscuro Objecto do Desejo (1977) | 12 de fevereiro, sábado, às 22h00

Este Obscuro Objecto do Desejo

Último filme de Luís Buñuel e um dos seus mais irónicos comentários sobre o desejo e a sexualidade. A partir do romance de Pierre Louys "La Femme et le Pantin", Buñuel conta a história do desejo insaciável de um burguês de Sevilha, Mathieu Faber, pela sua criada virgem, Conchita, que, apesar das promessas, deixa Faber numa permanente expectativa. Com Fernando Rey, Carole Bouquet e Angela Molina e Julien Bertheau.