Cartaz de cinema

Ciclo de cinema "Passos no Escuro" assombra o Cinema Passos Manuel

Publicado em 1 Out. 2019 às 10:16, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Ciclo de cinema "Passos no Escuro" assombra o Cinema Passos Manuel

A primeira edição do ciclo de cinema de culto é dedicado a Dario Argento e chega em Outubro.

O Cinema Passos Manuel inicia a série de ciclos "Passos No Escuro" dedicados ao cinema de culto com a exibição do primeiro de quatro filmes do mestre do terror, Dario Argento, em pleno Halloween, a 30 de Outubro.

As sessões prossegem a partir dessa data, todas as quartas-feiras. Cada sessão pretende dar segunda vida a títulos que merecem ser descobertos e cujo legado está bem presente na cultura pop. Tudo mantendo uma tónica comum - a diversão.

Esta é a garantia de José Santiago, co-autor dos podcasts "Spinoff" e "Filmes do Ano", membro da Rádio Universidade de Coimbra e colaborador da revista "Arte-Factos", que afirma: "A nostalgia é uma coisa muito bonita, dá ótimas t-shirts e canecas de trazer pelo escritório, mas quantas vezes já pegaram em filmes com 20/30 anos de fama e deram por vocês a pensar porque raio são tão acarinhados? A explicação pode não precisar de uma palestra de 2 horas, resumindo-se apenas duas palavras - experiência coletiva."

Decidido a resgatar o potencial de convívio destas experiências, José Santiago acrescenta que "a maioria destes filmes não foram pensados para serem vistos na solidão da sala de estar, mas para serem vividos com uma plateia, onde cada riso é contagiado pelo próximo e cada susto pode intensificar a experiência do seguinte."

Ciclo Dario Argento

Todas as quartas-feiras, de 30 de Outubro a 20 de Novembro

No Cinema Passos Manuel, Porto

A par com Mario Bava e Sergio Leone, Dario Argento é um dos três grandes autores italianos do cinema de género. Um mestre do sub-género Giallo, deixou marcas estilísticas bem fortes também fora desse contexto, marcas que hoje perduram nas obras de Nicolas Winding Refn (Drive) e Wes Anderson (Grand Budapest Hotel). Dentro do cinema de terror, é difícil não encontrar um autor que tenha sido influenciado, de John Carpenter (Halloween) a Eli Roth (Hostel), passando por James Wan (Saw) e Ari Aster (Midsommar).

Sempre elevou a estética acima do conteúdo narrativo, desenhando cenas elaboradas de violência e deixando de lado as amarras da lógica, não sendo (mesmo assim) o exemplo mais extremo desta escola.

O ciclo vai centrar-se em títulos menos explorados da obra de Argento.

30 de Outubro - O Mistério da Casa Assombrada (Deep Red / Profondo Rosso) // 1975 // 127min

Um pianista inglês a viver em Roma testemunha o brutal homicídio da sua vizinha, uma conhecida psíquica. Com a ajuda de uma jovem e persistente repórter, e usando métodos pouco convencionais, o par segue um rasto de pistas alucinantes e vê-se envolvido numa teia de demência, selvajaria e violência interminável.

Com David Hemmings (Blow Up) e Daria Nicolodi (Phenomena, Tenebre) nos principais papéis, "O Mistério da Casa Assombrada" é considerado, tanto por fãs como pela crítica, a verdadeira obra-prima de Dario Argento. É também o filme que marca a primeira colaboração entre o autor e os Goblin, que assinam a banda sonora.

6 de Novembro - Ténebre (Tenebrae) // 1982 // 101 min

Peter Neal (Anthony Franciosa), escritor de romances policiais americano, chega a Roma para promover o seu último livro, "Tenebre". Mas uma bizarra sequência de chocantes homicídios ocorre após a sua chegada, estranhamente semelhantes aos crimes descritos no seu livro, e ele próprio torna-se objecto das mais horríveis ameaças. Embora a polícia esteja incrédula e confusa, Neal decide envolver-se na investigação com a ajuda do seu agente.

13 de Novembro - Phenomena // 1985 // 116 min

Um dos mais originais filmes de Dario Argento é um épico insano de horror, sobrenatural e carnificina. A jovem Jennifer Corvino (Jennifer Connelly) é enviada para um colégio interno na Suíça, onde faz duas surpreendentes descobertas: o seu poder telepático de comunicar com insetos e o rasto sangrento deixado por um assassino com uma lâmina. Conseguirá um amável professor (Donald Pleasence) guiar o seu dom de forma a travar o banho de sangue do psicopata?

20 de Novembro - Terror na Ópera (Opera) // 1987 // 107 min

Variação do mito criado em "O Fantasma da Ópera", no estilo inconfundível de Dario Argento, com uma estética rebuscada, cenários barrocos e uma orgia de cores. Cristina Marsillach é Betty, uma jovem cantora de ópera, que vê a sua grande oportunidade quando substitui a vedeta da encenação de Macbeth, e se torna no objeto de adoração e perseguição de um psicopata.