Cartaz de cinema

Ciclo de Cinema LUX - Prémio do Parlamento Europeu na Casa do Cinema de Coimbra

Publicado em 7 Mai. 2022 às 11:57, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

Ciclo de Cinema LUX - Prémio do Parlamento Europeu na Casa do Cinema de Coimbra

As sessões decorrem de 9 a 11 de maio com entrada gratuita.

Em parceria com o Parlamento Europeu, a Casa do Cinema de Coimbra recebe a 9, 10 e 11 de maio, às 18h30, três sessões dos filmes selecionados para o LUX - Prémio do Público 2022.

Criado em 2020, o LUX - Prémio Europeu do Público é atribuído, anualmente, pelo Parlamento Europeu e pela European Film Academy, em parceria com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas. Visa reforçar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espetadores europeus a tornarem-se protagonistas ativos votando nos seus filmes favoritos.

A entrada é gratuita.

Sessões

9 maio às 18h30

FLEE: A FUGA de Jonas Poher Rasmussen (89 min, Dinamarca/Suécia/Noruega/França, M/12)

Um académico de sucesso com 36 anos, debate-se com um doloroso segredo que manteve escondido durante 20 anos, um segredo que ameaça pôr em causa a vida que construiu para si próprio e para aquele que, em breve, será seu marido. Amin conta, pela primeira vez, a história da sua extraordinária viagem como criança refugiada do Afeganistão ao realizador Jonas Poher Rasmussen, amigo próximo e colega de liceu, recorrendo sobretudo à animação para proteger a sua identidade.

10 maio às 18h30

GREAT FREEDOM de Sebastian Meise (116 min, Áustria/Alemanha, M/16)

Na Alemanha do pós-guerra, Hans é repetidamente preso por ser homossexual. O seu desejo de liberdade é frustrado de forma sistemática ao ser considerado culpado de infringir o artigo 175.º do Código Penal alemão. A única relação estável na sua vida passa a ser o seu companheiro de cela de longa data, Viktor, um assassino condenado. O que começa como um sentimento de repulsa transforma-se progressivamente em amor.

11 maio às 18h30

QUO VADIS, AIDA? de Jasmila Žbanić (101 min, Bósnia/Áustria/Roménia/Holanda, M/14)

Bósnia‑Herzegovina, 11 de julho de 1995. Aida trabalha como tradutora para as Nações Unidas na pequena cidade de Srebrenica. Quando o exército sérvio ocupa a cidade, a sua família está entre os milhares de civis em busca de proteção no campo das Nações Unidas. Estando por dentro das negociações, Aida tem acesso a informações cruciais que precisa de interpretar. Que destino aguarda a sua família e as pessoas – o salvamento ou a morte? O que deve ela fazer?