Cartaz de cinema

Ciclo de cinema israelita tem início nas salas do Cinema City Alvalade

Publicado em 9 Mar. 2022 às 11:53, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Ciclo de cinema israelita tem início nas salas do Cinema City Alvalade

A 13.ª edição dos Dias do Cinema Israelita decorre de 10 a 16 de março.

Após dois anos de ausência, os Dias do Cinema Israelita regressam para a 13.ª edição que terá lugar no Cinema City Alvalade de 10 a 16 de março.

Seleção de estreias do último ano no cinema israelita, o ciclo apresenta "One More Story", de Guri Alfi, que estará em Portugal para apresentar o seu mais recente filme, uma comédia sobre um casal que pretende descobrir factos embaraçosos um sobre o outro.

Outro destaque é filme "Sublet", um drama centrado em Michael, interpretado por John Benjamin Hickey, um jornalista de 50 anos que trabalha para o The New York Times e chega a Tel Aviv deprimido e desprovido de energia na sequência de uma  tragédia familiar. Tomer, de 25 anos, um jovem estudante de cinema, subaluga o seu apartamento ao jornalista para equilibrar as contas. Ao mesmo tempo, torna no guia que mostra o que, aos seus olhos, é "a verdadeira Tel-Aviv".

"Image Of Victory", de Avi Nesher, transporta o espectador até 1948, à altura em que um cineasta egípcio cria histórias noticiosas sobre uma força voluntária encarregada de libertar os agricultores palestinianos. A viagem impele-o para um encontro casual com a jovem líder de uma comuna próxima, algo que irá pôr em marcha acontecimentos capazes de mudar as suas vidas para sempre.

O ciclo inclui ainda "Forgiveness", de Guy Amir e Hanan Savyon, comédia passada em época de guerra no Sul de Israel, no início do ano judaico que, de acordo com a lei religiosa, inclui dez dias de arrependimento destinados a pedir perdão. Nissan, judeu ortodoxo, sente que não poderá continuar a sua vida a menos que receba o perdão do seu amigo Shaul; e  "Perfect Strangers", de Lior Ashkenazi, onde sete amigos de infância, com histórias e experiências comuns, se reúnem para jantar e assistir a um raro eclipse total da lua. O bom ambiente altera-se quando começam a jogar um jogo onde cada mensagem, chamada, ou notificação que receberem nos seus telemóveis deve ser partilhada com o resto do grupo. Traições, mentiras e segredos guardados há 20 anos revisitam e questionam as suas longas amizades e relacionamentos.

Os bilhetes para os filmes deste ciclo custam 5,5 € com preço reduzido de 4,5 € para estudantes.

A programação completa está disponível no site do circuito Cinema City.