Cartaz de cinema

Christopher Nolan referido como o realizador mais bem pago de Hollywood

Publicado em 2 Out. 2016 às 18:22, por , em Notícias de cinema (Temas: Box office, Cinema Norte-Americano, Indústria cinematográfica)

Christopher Nolan referido como o realizador mais bem pago de Hollywood

O contrato que Christopher Nolan e os seus representantes terão assinado para o filme "Dunkirk" poderá tê-lo tornado no realizador mais bem pago de Hollywood.

A notícia surgiu num artigo do The Hollywood Reporter que analisa o estado atual dos salários nas diversas áreas da indústria de entretenimento, do topo da cadeia alimentar, onde reinam executivos de estúdios, produtores, actores e realizadores, aos bem mais modestos trabalhadores que seguram os microfones durante as filmagens, ou tratam da alimentação de estrelas e técnicos.

De acordo com essa notícia, Nolan receberá um salário de 20 milhões de dólares pela realização do drama passado na segunda guerra mundial, e mais 20% da receita bruta de bilheteira.

Do que pouco que se sabe - ou julga saber, porque não é fácil confirmar estes números - sobre os ganhos dos realizadores, não houve um contrato tão milionário desde que Peter Jackson garantiu estes mesmos termos para "King Kong", em 2005. Infelizmente para Jackson, a carreira comercial do blockbuster com o gigantesco gorila não correu bem e o filme, que custou cerca de 207 milhões de dólares, ficou-se pelos 550 milhões em receita bruta nas bilheteiras mundiais.

Antes de pegar em "Dunkirk", Nolan assinou "Interstellar" (em 2014 terminou com 675 milhões de dólares de box office mundial); "O Cavaleiro das Trevas Renasce" (de 2012, total de box office mundial: 1,084 milhões de dólares) e "Inception" (de 2010, que rendeu 825 milhões de dólares em receita bruta de bilheteira mundial).

O salário médio dos realizadores na indústria cinematográfica norte-americana - sempre de acordo com o artigo do THR - varia entre os 750 mil dólares e os 1,5 milhões.

Em "Dunkirk", Nolan mostrará a sua versão da retirada das tropas britânicas da cidade costeira de Dunkirk, no início da Segunda Guerra Mundial. O elenco inclui Tom Hardy, Kenneth Branagh, Cillian Murphy, o antigo One Direction Harry Styles, e Mark Rylance, entre muitos outros. A estreia nos cinemas está marcada para julho de 2017.

Trailer "Dunkirk"