Cartaz de cinema

"Chamem a Parteira": segunda temporada estreia em março no AXN White

Publicado em 7 Mar. 2013 às 20:45, por , em Notícias de Televisão e Séries

"Chamem a Parteira": segunda temporada estreia em março no AXN White

Continuamos a recordar as memórias de uma enfermeira-parteira, numa zona pobre de Londres, durante os anos 50.

O AXN White estreia em março a segunda temporada de "Chamem a Parteira" (Call the Midwife"), série britânica cujo enredo se baseia nas histórias reais vividas pelas parteiras que assistiam os bairros pobres da zona este de Londres na década de 50 do século passado.

Um relato comovente, divertido e sobretudo um olhar genuíno às histórias das parteiras e famílias do East End da cidade de Londres nos anos 50.

Quando Jenny Lee (Jessica Raine) chega ao East End, não sabe nada sobre dificuldades, ou mesmo da vida em geral tal como ela é.

Criada numa família abastada, no campo, passou algum tempo em Paris e podia ter escolhido ser qualquer outra coisa, mas escolheu ser enfermeira, qualificou-se como parteira e acaba por ir trabalhar para a zona mais pobre da cidade.

Jenny vai integrar a equipa de parteiras que, com uma comunidade de freiras na Nonnatus House, visita as grávidas do bairro de Poplar, providenciando os melhores cuidados neo-natais possíveis dadas as circunstâncias. Uma vida muito diferente daquela a que estava habituada – quer em casa, quer nos hospitais onde foi treinada.

As ruas desta parte da cidade estão repletas de crianças – famílias com 6 a 10 filhos são comuns - e maternidade tem apenas 8 camas disponíveis para a área. Assim sendo, a maior parte dos partos ocorrem em casa, como era comum noutros países, incluindo Portugal. A maior parte das casas não tinham sequer saneamento básico e poucas dispunham de água canalizada

Jenny vai então conhecer as suas pacientes pela primeira vez – mulheres como Conchita, que chega agora à 25ª gravidez; ou Mary, uma prostituta de 15 anos que se encontra grávida. Chocada nos primeiros instantes pelas histórias destas mulheres e pela falta de condições de vida, Jenny rapidamente aprende a gostar e deixar-se envolver pelas pessoas do East End.

A segunda temporada de "Chamem a Parteira" (Call the Midwife) estreia domingo 31 de Março, às 21h00, no AXN White.

Repete domingos, às 23h50.