Cartaz de cinema

Carax, Verhoeven e Anderson: trio de confirmados em Cannes 2021

Publicado em 20 Abr. 2021 às 12:38, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

Carax, Verhoeven e Anderson: trio de confirmados em Cannes 2021

Após a deceção de 2020, o mais mediático dos festivais de cinema quer regressar ao formato do costume. Dois meses mais tarde do que é tradição, mas com pessoas nas salas.

Cannes revelou o filme que irá abrir a edição 2021. Trata-se de "Annette", o primeiro falado em inglês de Leos Carax. Adam Driver e Marion Cotillard compõem um casal, ele humorista, ela cantora lírica. A filha de dois anos, a Annette do título, tem um dom extraordinário que lhes altera radicalmente a vida. É o regresso ao festival do Palma de Ouro em 2013 com "Holy Motors", autor de "Pola X" e "Os Amantes da Ponte Nove", um dos mais relevantes e inovadores cineastas do recente cinema francês.

Em antecipação ao anúncio da selecção oficial do Festival de Cannes 2021, marcada para 27 de maio, Fremaux garante porta aberta à presença de "The French Dispatch", de Wes Anderson, e "Benedetta", de Paul Verhoeven, filmes que integraram as escolhas do ano passado, mas que acabaram por ficar na gaveta durante o ano que decorreu.

O diretor, Thierry Fremaux, multiplica-se em declarações onde reafirma a confiança numa edição com gente nas salas apesar das fortes restrições aplicadas pelo governo após nova vaga de doenças provocadas pelo SARS-Cov-2. A presença de europeus é quase garantida, em dúvida está a possibilidade de receber visitantes das Américas e da Ásia.

Previsto para 11 a 22 de maio, o festival foi remarcado para 6 a 17 de julho.

Trailer "Annette"