Cartaz de cinema

Canneseries 2021: anunciados os primeiros títulos da competição

Publicado em 21 Set. 2021 às 22:58, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries

Canneseries 2021: anunciados os primeiros títulos da competição

No início de outubro, Cannes muda a agulha do cinema para a televisão e dedica uma semana às séries de ficção.

Canneseries, o festival internacional de séries de Cannes, anunciou hoje os primeiros títulos que vão estar presentes na edição deste ano, entre 8 e 13 de outubro, num formato híbrido, presencial e online.

Selecção oficial

 

Fora de competição

Validé / França | Canal Plus - Temporada 2 (Sessão de Abertura)

Um ano após a trágica morte de Clément, William e Brahim lançam o selo Apash Music para homenagear a memória do seu amigo. Apostam tudo em Sara, uma jovem rapper que, para além da luta para existir como mulher no jogo do rap, vê o seu passado conturbado reaparecer.

Around the World In 80 Days / Reino Unido e França | France Télévisions, ZDF, RAI (estreia mundial)

Londres, 1872. Phileas Fogg concorda em aceitar um desafio louco, o de dar a volta ao mundo em oitenta dias. Será que este senhor, habituado ao conforto, conseguirá realizar uma viagem tão arriscada quanto ambiciosa? A Fogg junta-se em breve Passepartout, um francês astuto e inteligente que oportunamente se coloca ao seu serviço, e Abigail Fix, uma jovem jornalista determinada a cobrir a aventura do século.

Sisi / Alemanha | RTL (estreia mundial)

Sisi

Ela é um ícone, uma imperatriz, uma beleza lendária: Sissi, a primeira estrela da Europa. Adolescente despreocupada, Sissi apaixona-se loucamente por um homem poderoso. Mas ele tem um lado negro e perigoso: um amor que nunca esteve destinado a ser. Cabe a Sissi estar à altura do desafio e tornar-se uma mulher moderna e confiante, capaz de tomar decisões difíceis, lidar com o sofrimento, e assumir um papel independente como Imperatriz.

Gomorrah / Itália | Sky Itália - Última Temporada (Sessão de Encerramento)

O conflito entre os Levantes e Patrizia deixou Nápoles em farrapos, forçando Genny a desistir do seu sonho de normalidade e voltar aos negócios. Mas com a polícia no seu encalço, é obrigado a retirar-se para um bunker, sozinho e sem a família. O seu único aliado agora é 'O Maestrale', o misterioso chefe mafioso de um distrito oriental de Nápoles. A guerra é iminente e os seus inimigos ferozes, mas Genny está prestes a fazer uma descoberta sensacional: Ciro Di Marzio está vivo, na Letónia. E para a Genny, nada voltará a ser o mesmo.

 

Em competição

Kljun (Awake) / Sérvia | Nova S

O suicídio do filho de um homem poderoso local em Subotica, a capital sérvia dos suicídios, não parece ser um caso complicado para a polícia. Sonja Kljun, uma jovem detective é enviada de Belgrado. A sua estadia em Subotika vira-lhe a vida do avesso. Especialmente quando ela e a sua filha começam a ter sonhos horríveis, alguns dos quais se tornam realidade. Ao aceitar o estranho dom, Sonja descobre uma conspiração por detrás do chamado suicídio e um segredo do seu próprio passado.

Christian / Itália | Sky Itália

Christian

Christian vive numa habitação social e ganha a vida fazendo o trabalho sujo de Lino, o chefe mafioso local. Quando estigmas lhe aparecem nas mãos, descobre estranhos poderes curativos que lhe permitem defender-se contra Lino. Mas Matteo, um misterioso postulador do Vaticano em busca de confirmações e sinais, encontra-o e aproxima-se de uma verdade que pode mudar a sua vida e a de todo o mundo.

Jordbrukerne (Countrymen) / Noruega | NRK

Quatro homens com planos duvidosos mudam-se para uma quinta na zona rural. Acabam por ser, mais ou menos de má vontade, os fundadores da primeira empresa de queijo halal da Noruega.

Sny Alisy (Dreams Of Alice) / Rússia | TV3

Nesta pequena cidade no norte da Rússia, perto de uma base militar secreta, existem as habituais escolas, hospitais e lojas, mas também algo de estranho que emerge. É um lugar governado por regras não ditas. Uma jovem, Alice, vive lá e tem problemas na escola e com a sua mãe, como muitos adolescentes. Mas é atormentada por sonhos horríveis e quer fugir com a sua única amiga...

Limbo... Hasta Que Lo Decida / Argentina | Star+

Sofia é uma jovem herdeira milionária que parece ter tudo: um estilo de vida glamoroso e uma família que lhe permite tudo. Obrigada a regressar a Buenos Aires, a cidade do seu nascimento, devido à morte do seu pai, é forçada a lutar com um legado complicado que revelará uma parte obscura do seu passado. Impulsionada pelo  desejo de mostrar que é mais do que apenas uma peça decorativa, Sofia embarca num caminho pavimentado com obstáculos e revelações.

Mister 8 / Finlândia | Elisa Viihde

A vida é bela para Maria. É CEO de uma empresa familiar e há muito amor na sua vida. Não admira, porque Maria tem sete cônjuges, um homem diferente para cada dia da semana. Então, Maria apaixona-se por Juho, que acaba de se mudar para a cidade. Mas infelizmente, não há oito dias na semana.

Yeladot Sach'sechaniot (Sad City Girls) / Israel | HOT

Quando se está na casa dos vinte anos, a nossa melhor amiga é como uma canção que não se pode deixar de ouvir vezes sem conta até nunca mais a querer ouvir. Comédia-drama sobre este tipo de amizade, e os momentos de magia e obsessão, as boas e as más notícias, que a tornam tanto maravilhosa como terrível.

Glauben (The Allegation) / Alemanha | TV Now, Vox

Glauben

25 arguidos, 300 dias de julgamento e um escândalo jurídico que entrou para a história da justiça: neste drama jurídico envolvente, o escritor Ferdinand von Schirach transpõe o "caso Worms", um escândalo jurídico alemão dos anos 90, para o nosso tempo. O resultado é um drama actual e apaixonante sobre a histeria das redes sociais, a raiva colectiva e como a sede de vingança pode fazer esquecer as vítimas.

Totems / França, República Checa, Espanha | Amazon Prime Video

Totems

E 1965, no auge da Guerra Fria, Francis Mareuil, um cientista francês, está prestes a tornar-se um espião. Ao trabalhar para os serviços secretos franceses e para a CIA, conhece Lyudmila Goloubeva, uma pianista forçada a colaborar com o KGB. Este é o início de uma história de amor... Mas como podemos saber se os sentimentos que parecem impeli-los são sinceros, ou guiados por interesses políticos?

Alumim (Unknowns) / Israel | KAN

A história de um grupo de jovens que vivem à margem da sociedade israelita e passam o tempo numa escola para jovens em situação de risco. Quando uma jovem é violada, tornam-se imediatamente suspeitos, e as suas vidas já desequilibradas são viradas de cabeça para baixo. A série questiona a hipótese destes rapazes conseguirem quebrar o ciclo de violência em que se encontram, através da história da sua amizade mágica, mas cruel. Mas eles farão tudo para evitar o seu destino.

O júri terá como presidente Nicolaj Coster-Waldau.

Haverá ainda uma competição para séries de formato curto, cujo júri será presidido por Aisling Bea e composto por Assaad Bouab e Marie Papillon. Os dez títulos desta secção serão conhecidos a 22 de setembro.

A parte presencial do Canneseries decorre no Auditório Lumière do Palácio dos Festivais e Congressos e no Espaço Miramar que servirá também para encontros, master classes, reposições e outras atividades.

Em paralelo, a opção Canneseries Online permite ter a experiência do festival a partir de casa e descobrir as séries a concurso em simultâneo com a exibição em Cannes e, mais tarde, durante 48 horas. Os títulos da competição de séries de formato curto estarão disponíveis online durante todo o festival.

Esta opção permite ainda assistir aos encontros com personalidades do pequeno ecrã, às reposições e um primeiro olhar sobre as próximas séries francesas e internacionais apresentadas pelos respetivos criadores.

O programa completo da 4.ª edição do Canneseries será revelado a 4 de outubro.