Cartaz de cinema

Cannes 2019: Tarantino apresenta "Era Uma Vez... em Hollywood" com ovação, críticas positivas e imprensa aguerrida

Publicado em 24 Mai. 2019 às 00:39, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Cannes 2019: Tarantino apresenta "Era Uma Vez... em Hollywood" com ovação, críticas positivas e imprensa aguerrida

A sátira de Tarantino a Hollywood com os crimes tresloucados da seita de Charles Manson em pano de fundo chegou a Cannes com estrondo.

Ao oitavo dia de Festival, Quentin Tarantino chegou a Cannes, acompanhado de Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Margot Robbie, para apresentar o seu novo trabalho, "Era Uma Vez... em Hollywood".

Comédia negra sobre os esforços do ator de uma série de televisão em singrar no grande ecrã durante o verão de 1969, "Era Uma Vez... em Hollywood" consegue ser um dos filmes com maior consenso crítico da Seleção Oficial do Festival, havendo mesmo quem adiante a sua candidatura para a próxima edição dos Oscars.

Eric Kohn, no IndieWire, descreve o filme como "uma abordagem liberal à história de Hollywood" e "o tipo de fantasia assumida que Tarantino tem acarinhado os seus mais recentes trabalhos".

Para Peter Bradshaw, no The Guardian, faltam adjetivos para descrever o mais recente trabalho de Quentin Tarantino: "completamente ofensivo, alucinante, irresponsável, e também brilhante".

No El Mundo, Luis Martínez considera "Era Uma Vez... em Hollywood" uma obra tão "inteligente e brilhante como de grande contenção sobre o poder da ficção", que apela à "emoção cinéfila" do espectador com imenso sucesso.

Apesar de aclamado pela crítica, o dia ficou, no entanto, marcado pelo breve "confronto" de Quentin Tarantino com uma jornalista durante a conferência de imprensa de "Era Uma Vez... em Hollywood". Quando questionado sobre o aparente pouco tempo de ecrã de Margot Robbie (no papel da atriz Sharon Tate, cujo homicídio em agosto de 1969 é referido no filme), o realizador foi eloquente na sua breve resposta: "rejeito totalmente a sua hipótese":

"Era Uma Vez... em Hollywood", apresentado em Cannes na Seleção Oficial do Festival, chega às salas de cinema nacionais a 8 de agosto.