Cartaz de cinema

Candidatura portuguesa aos Óscares foi rejeitada

Publicado em 18 Dez. 2020 às 12:00, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars, Cinema Português)

Candidatura portuguesa aos Óscares foi rejeitada

O filme "Listen" de Ana Rocha de Sousa foi recusado devido à regra que exige pelo menos 50% dos diálogos falados noutro idioma que não o inglês. A academia portuguesa procura agora um substituto.

A academia norte-americana de cinema considerou a candidatura do filme "Listen" de Ana Rocha de Sousa ao Óscar de melhor filme internacional não elegível e solicitou à sua congénere portuguesa o envio de nova proposta.

A exclusão prende-se com um dos critérios de elegibilidade que obriga a que pelo menos 50% do filme candidato seja falado em língua não inglesa.

Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema, fundamenta o envio de "Listen" com a confiança na flexibilidade dos norte-americanos e no facto de parte do filme incluir diálogos em língua gestual.  

Ainda na fase de consideração de todos os filmes nacionais potencialmente elegíveis contactámos a AMPAS no sentido de obter esclarecimentos que fundamentassem a decisão de excluir ou incluir o filme de Ana Rocha de Sousa da lista de candidatos em consideração. Em resposta à APC, a AMPAS comunicou que apenas poderiam deliberar sobre a elegibilidade de um filme após o encerramento do prazo regular de submissões, existindo sempre a possibilidade de submeter um novo candidato caso o primeiro fosse rejeitado. Atendendo ao facto de que o filme justifica o recurso à língua inglesa por retratar a história de um casal imigrante português em Londres, e que uma parte considerável do mesmo tem diálogos em português e em língua gestual, o filme foi pré-selecionado pelo comité de seleção e acabou por ser o mais votado pelos membros da APC. Sabíamos que a aceitação do filme enquanto candidato de Portugal dependeria da flexibilidade do comité internacional da AMPAS e estávamos confiantes que o contexto particular desta candidatura justificaria a sua aceitação, mas no final isso acabou por não acontecer.

Agora decorre uma nova votação que terminará domingo, 20 de dezembro, durante a qual os membros da Academia votarão no novo candidato de Portugal aos Óscares 2021.

Os filmes em votação são os restantes três pré-selecionados anteriormente: "Mosquito", do realizador João Nuno Pinto, "Patrick" de Gonçalo Waddington e "Vitalina Varela", de Pedro Costa.