Cartaz de cinema

Canal Odisseia recorda Pedrógão Grande no especial "Mega Incêndios"

Publicado em 10 Jun. 2020 às 10:45, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Canal Odisseia recorda Pedrógão Grande no especial "Mega Incêndios"

Três documentários acompanham recentes tragédias e dão palco a especialistas que tentam explicar o fenómeno dos incêndios florestais e as melhores técnicas para os combater.

Em três documentários, o Canal Odisseia aborda o tema dos incêndios florestais e analisa a situação em Portugal e noutros locais. Numa co-produção de 2020, o especial "Mega – Incêndios" relata casos recentes como o trágico incêndio de Pedrógão Grande que, em 2017, provocou 66 mortos e 253 feridos.

Portugal, EUA, Canadá, Brasil, Chile ou Indonésia, são alguns dos países analisados nos documentários que dão a conhecer o trabalho de cientistas, peritos e bombeiros.

A 11 de junho, pelas 22h30, estreia "Porque Ardem as Nossas Florestas?", um documentário em que um grupo internacional de cientistas, bombeiros e peritos a investigam as razões que têm levado as florestas de todo o mundo a arder de forma mais descontrolada que nunca. As simulações efetuadas em laboratório, o estudo exaustivo da história das florestas e um melhor conhecimento do impacto que têm as chamas, poderiam ajudar a ganhar a batalha contra o fogo. Por que fogem ao controlo humano os mega-incêndios que se deram os últimos anos? Qual é a nossa quota-parte de responsabilidade nesta crise global?

A 18 de junho, pelas 22h30, "Como Sobreviver num Planeta em Chamas?", aborda o caso português e mostra como técnicas científicas e de prevenção de incêndios podem ajudar a enfrentar a crise global. A redescoberta de métodos tradicionais, como o uso de cabras para limpar os solos e as queimadas controladas, associados à aplicação de novos materiais e técnicas, poderia blindar as comunidades contra a ameaça do fogo. Mas que medidas podem ser colocadas em prática? Poderemos conviver de forma segura com o fogo?

O especial encerra a 25 de junho, pelas 22h30, com a estreia de "Austrália em chamas: Emergência Climática", sobre um país que tem vivido um autêntico inferno, desde o outono de 2019. Os incêndios florestais arrasaram mais de dez milhões de hectares, milhares de pessoas perderam os seus lares e as estimativas dos biólogos falam em mais de mil milhões de animais mortos. Serão exibidas imagens obtidas por drones, relatos dos bombeiros que enfrentaram um inimigo imprevisível e fora de controlo, assim como testemunhos dos que fugiram das casas em chamas e regressaram para confirmar que tinham perdido tudo.