Cartaz de cinema

Canal Odisseia lança especial Eleições Americanas 2016

Publicado em 14 Out. 2016 às 19:16, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

Canal Odisseia lança especial Eleições Americanas 2016

Ao todo serão quatro filmes documentais que lançam outros tantos olhares sobre aspetos da presidência norte-americana. Ao longo de todo o serão de sexta-feira, 4 de novembro, o canal Odisseia, preenche a sua programação com "Hillary Clinton, Uma Mulher no Limite", e "O Mundo Louco de Donald Trump", acerca dos dois candidatos às eleições de 2016, "Os Clintons e os Obama: A História Secreta de uma Rivalidade" e ainda "Sou JFK Junior".

HILLARY CLINTON, UMA MULHER NO LIMITE (90 min) SEXTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO, ÀS 19H00

Nenhum político norte-americano, homem ou mulher, foi tão atacado como Hillary Clinton, quer ao nível político, quer ao nível pessoal. Uma prova disso mesmo foram os ataques recebidos depois do desmaio na comemoração do 11 de Setembro, provocado por uma pneumonia.

Ao longo dos seus quarenta anos de carreira, a ala direita e os meios liberais têm atacado Hillary de todas as formas, chegando mesmo a casos de difamação. Ela estava à frente nas sondagens de 2007, mas os opositores arruinaram as suas possibilidades eleitorais a favor de Barack Obama, pois consideravam-no mais unificador e carismático. Agora, em plena campanha eleitoral, Hillary Clinton já não é ingénua nenhuma e sabe que se quer chegar à Sala Oval tem de ganhar a guerra da imagem.

Mas será que Hillary é realmente vítima da "famosa conspiração da direita"? Conseguirá escapar às armadilhas preparadas pelos inimigos? Será capaz de se tornar na primeira mulher a presidir o país mais poderoso do mundo? Para o bem ou para o mal, Hillary Clinton é uma mulher no limite e um paradigma de coragem e determinação política.

O MUNDO LOUCO DE DONALD TRUMP (60") SEXTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO,  ÀS 20H00

No verão passado, o multimilionário Donald Trump surgiu na corrida à presidência dos Estados Unidos. Apesar do seu machismo obstinado, os seus planos para proibir a entrada de muçulmanos, ou a sua ideia de construir um muro na fronteira com o México, o seu discurso está a mobilizar uma grande parte do eleitorado republicano. Para muitos, Trump é o homem que vai salvar o seu país e os seus seguidores recordam-no como o entusiasta que apoiou Barack Obama nas eleições de 2008. Como se chegou a esta situação? Será  Donald Trump o fiel reflexo da sociedade norte-americana atual? Quem é realmente este magnata dos negócios? Este documentário analisa em profundidade o fenómeno Trump a partir do testemunho de partidários e de opositores.

OS CLINTON E OS OBAMA: A HISTÓRIA SECRETA DE UMA RIVALIDADE (60") SEXTA-FEIRA, 4 de novembro, ÀS 20H45

Barack e Michelle, Hillary e Bill: quatro figuras carismáticas que conquistaram durante mais de uma década o primeiro plano da cena política dos Estados Unidos. São casais absolutamente mediáticos, unidos no matrimónio e na política, e demonstram um fascinante reflexo do nosso tempo. Politicamente, encontram-se no mesmo lado do espetro e partilham uma visão comum para os Estados Unidos. Mas ao longo dos últimos anos, alternaram momentos de sólida aliança com outros de clara e dura oposição. A história deles é uma gigantesca partida de xadrez que combina o amor, a traição, o poder e o dinheiro.

SOU JFK JUNIOR (60") SEXTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO, ÀS 21H30

Desde que nasceu, John F. Kennedy Jr. foi o príncipe do clã Kennedy e dos Estados Unidos. Todos esperavam grandes feitos dele, as expetativas eram enormes. Mas a sua morte trágica aos 38 anos acabou com esses sonhos. Poucos duvidam que o filho bonito e afetuoso do casal mais elegante que nunca ocupou a Casa Branca chegaria a igualar ou mesmo a ofuscar os feitos do pai.

A sua grande popularidade permitiu que conhecesse o luxo e se rodeasse das mulheres mais atraentes do planeta. Mas também dedicou grande parte do tempo e da fortuna a ajudar crianças desfavorecidas, pessoas  sem casa e pessoas deficientes, e ainda participou em todo o tipo de atividades benéficas.

Através de imagens de arquivo exclusivas e entrevistas inéditas com aqueles que melhor o conheciam, incluindo familiares e amigos, ícones do mundo da moda, da política, do jornalismo e do entretenimento como Cindy Crawford, Robert De Niro, Mike Tyson, Ann Coulter, ou Larry Flynt, este documentário descobre o legado do jovem príncipe que o mundo batizou de John John.