Cartaz de cinema

Canal Odisseia apresenta o novo presidente dos Estados Unidos

Publicado em 15 Jan. 2021 às 16:12, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Canal Odisseia apresenta o novo presidente dos Estados Unidos

O documentário "Joe Biden, o vencedor" vai para o ar a 18 de janeiro.

A 18 de janeiro, pelas 22h30, o canal Odisseia estreia "Joe Biden, o vencedor" (Not Your Average Joe), uma recente produção sobre o veterano político que após uma feroz batalha com Trump nas eleições presidenciais, enfrenta, aos 78 anos, o desafio mais importante da sua carreira: a presidência dos Estados Unidos.

"Joe Biden, o vencedor" poderá ser visto novamente no dia em que o novo presidente toma posse, a 20 de janeiro, às 22h30, seguido por dois documentários sobre Donald Trump: "O mundo segundo Trump" e "Quem é Trump?".

Joe Biden tornou-se um dos políticos mais experientes, resilientes e influentes dos Estados Unidos. Nascido no seio de uma família de classe operária da Pensilvânia, Biden conseguiu superar a gaguez recitando poesia, jogou futebol americano, e foi duas vezes chefe de turma na escola.

No primeiro ano de universidade, conheceu a futura esposa, Neilia Hunter. Depois de se formar em Direito, em 1968, Joe mudou-se para o Delaware, para começar a carreira profissional exercendo direito num escritório de advogados, altura em que se tornou membro ativo do Partido Democrata.

Aos 29 anos, tornou-se o quinto senador mais jovem da História dos Estados Unidos. Durante seis legislaturas no Senado, Biden granjeou respeito como um dos principais peritos em política externa, defendeu a promoção da estabilidade e da paz nos Balcãs, advogou a limitação de armas estratégicas com a União Soviética, fez a aproximação da OTAN às nações do antigo bloco soviético, opôs-se à primeira guerra do Golfo e tomou posição contra o opressivo regime do apartheid, na África do Sul.

Entre 2009 e 2017, foi vice-presidente durante os dois mandatos de Barack Obama, e conseguiu elaborar leis relacionadas com o orçamento, a delinquência, a violência contra a mulher e as deduções fiscais.

À margem da carreira política, a sua vida pessoal tem estado marcada por tragédias: a primeira esposa e filha morreram num acidente de automóvel, em 1972, teve de ser submetido a uma cirurgia ao cérebro, em 1988, e o filho mais velho morreu de um cancro no cérebro, em 2015.

Com 78 anos, e após uma feroz guerra com Donald Trump, durante as eleições presidenciais, Joe Biden tornou-se o candidato presidencial mais votado da História.

Entre os seus objetivos imediatos, está reverter algumas das políticas mais controversas de Trump, incluindo as relacionadas com a mudança climática, uma aproximação aos aliados dos Estados Unidos e formar a equipa de governo mais variada que o país tenha visto, com Kamala Harris como vice-presidente e Janet Yellen, como Secretária do Tesouro, as primeiras mulheres da História a conseguirem esses cargos.