Cartaz de cinema

Canal História estreia "Piratas nas Ilhas Baleares"

Publicado em 20 Set. 2021 às 14:00, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Canal História estreia "Piratas nas Ilhas Baleares"

A minissérie documental explora a marca deixada pelos piratas nas Ilhas Baleares e como este território se tornou de especial interesse estratégico-militar e comercial para genoveses, africanos e turcos.

O Canal História estreia, a partir de segunda-feira, 20 de setembro, às 22h15, "Piratas nas Ilhas Baleares", uma nova série original que, com a ajuda de historiadores, escritores e militares, mostra as legendárias batalhas e expedições que marcaram a evolução das Baleares, bem como o papel desempenhado por personagens como Barba-Ruiva, ou Antoni Riquer, entre outros.

Nos séculos XV e XVI, o Mar Mediterrâneo é a rota comercial mais importante do mundo. Vikings, Otomanos, Vândalos e Muçulmanos realizam temíveis ataques a barcos, navios e portos. O cenário central destes ataques é nada mais nada menos do que as Ilhas Baleares, um território que, devido à sua localização geográfica, tem especial interesse para os piratas como ponto perfeito de ataque, refúgio e preparação para incursões ao longo da costa mediterrânica.

Após mais de três mil anos de cercos intermitentes, a pirataria tornou-se um modo de vida para o povo balear.

Composta por quatro episódios, "Piratas nas Ilhas Baleares" descobre o papel indispensável dos piratas nas disputas de poder no Mediterrâneo; recria batalhas e incursões de renome e analisa o impacto que esses ataques tiveram no caráter do habitante balear, uma história de resistência, bravura, martírio e glória. Desvenda também os diferentes objetivos dos piratas nas suas expedições, dependendo de quem está envolvido no ataque. Os genoveses atacaram as ilhas para desestabilizar os aragoneses, os africanos procuraram escravos, os turcos devastaram as ilhas para se vingarem das derrotas contra os espanhóis e os espanhóis capturaram remadores nas suas praias sem medo de represálias.  

A série também desconstrói o estereótipo do pirata, comparando o pirata das Caraíbas – mais conhecido na imaginação popular e sobre o qual existem inúmeros mitos – e o pirata que se instalou no Mediterrâneo. Além disto, analisará como as frequentes invasões de piratas estrangeiros desencadearam o que especialistas chamam "Psicose da Invasão" nas Ilhas Baleares, um estado de terror contínuo que promoveu o desenvolvimento da defesa costeira das ilhas.

Durante a filmagem da série, a equipa de produção teve o privilégio de visitar locais únicos, como o Palácio Real de La Almudaina, onde nada era filmado há mais de 25 anos; as Cavernas de Drach, local de difícil acesso; e o Pueblo Español, um museu ao ar livre que retrata as principais características dos povos de Espanha ao longo dos anos e que serviu como  cenário para "Piratas nas Ilhas Baleares". Em Madrid, a equipa foi a primeira a filmar no novo Museu Naval após a sua renovação. Também foram visitados outros cenários emblemáticos das Ilhas Baleares, como o Castelo de Bellver, o Castelo de Capdepera, Cap Blanc, a praia da Alcudia, Pollença e o veleiro de Rafael Verdera – datado de 1841, considerado o mais antigo navio ativo em Espanha.

Trailer "Piratas nas Ilhas Baleares"

 

SINOPSES

EPISÓDIO 1 - AS ILHAS PIRATAS

Segunda-feira, 20 de setembro, às 22h15

As Ilhas Baleares são locais cheios de encanto e destino turístico para milhões de pessoas que, todos os verões, chegam às suas costas para desfrutar das imponentes vistas e de um inofensivo Mar Mediterrâneo. No entanto, durante séculos, a sua situação geográfica e as condições de vida dos seus habitantes fizeram com que sofressem a atividade predadora por excelência nas águas mediterrânicas: a pirataria. Mas quem eram realmente os piratas? O primeiro episódio de "Piratas nas Baleares" recapitula a histórica figura do pirata e como influenciaram os acontecimentos políticos e socioculturais das Ilhas Baleares. Conhecendo piratas como Antoni Riquer, ou o Barba Ruiva, desmitifica-se a imagem do predador marítimo e analisa-se o legado cultural e arquitetónico que esta violência deixou no território.

EPISÓDIO 2 - O NEGÓCIO DA PIRATARIA

Segunda-feira, 20 de setembro, às 23h00

O Mar Mediterrâneo foi, durante muito tempo, o centro económico mundial, o que propiciou o auge do negócio corsário, com que lucrava grande parte da oligarquia. Neste episódio, descreve-se a complexa trama desta atividade e a sua importância nas Ilhas Baleares ao longo dos séculos. Mas como funcionava realmente o saque? Quem podia ser corsário? No segundo episódio, é analisado o negócio do pirata e do corsário, a profissionalização do atacante, os benefícios que tinha e os problemas que provocava, bem como a estreita relação que existiu entre esta depredação e a escravatura.

EPISÓDIO 3 - O PIRATA MAIS PERIGOSO

Segunda-feira, 27 de setembro, às 22h15

Com a guerra, o negócio dos piratas saiu a ganhar. Quer por conflitos diplomáticos entre as potências cristãs, ou por motivos de fé, a guerra foi uma constante que marcou o ritmo da vida das Ilhas Baleares. Neste episódio, é revelada a difícil situação dos ilhéus, dada a situação de isolamento. Desde pequenas escaramuças muçulmanas até aos maiores e mais virulentos ataques estratégicos perpetrados pelos otomanos, com os irmãos Barba Ruiva como protagonistas indiscutíveis, O terceiro episódio revê os atacantes mais frequentes e relevantes que fustigaram as Baleares, desde que há registo até ao fim dos grandes ataques na costa, e revela que o pior pirata é a que atua nas próprias ilhas sem qualquer consideração por elas, com o Rei a fazer "vista grossa".

EPISÓDIO 4 - PSICOSE DE INVASÃO

Segunda-feira, 27 de setembro, às 23h00

As Ilhas Baleares estão rodeadas por ilhotas valiosas com paragens recônditas poderiam ser definidas, atualmente, como paradisíacas. Mas nada está mais longe da verdade. Estas ilhotas e a sua situação em redor das ilhas principais foram um pesadelo para os habitantes das Baleares. Os saques constantes a que foram submetidos geravam uma sensação de perigo constante que se traduzia num medo absoluto de tudo o que se aproximava por mar. No quarto e último episódio de "Piratas nas Ilhas Baleares" é analisada a sensação de desassossego incontrolável que surgiu em sequência dos atos piratas ocorridos nas ilhas. É analisada igualmente a violência no estilo de vida e a psicose que chegaram a viver os habitantes das Baleares.