Cartaz de cinema

Canal História estreia "Coliseu"

Publicado em 14 Out. 2022 às 20:48, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Canal História estreia "Coliseu"

A nova série documental narra a ascensão e queda do Império Romano através de um dos seus edifícios mais emblemáticos.

Durante séculos, Roma foi uma das civilizações de referência no mundo antigo, símbolo de esplendor e prosperidade. No seu apogeu, chegou a controlar um território desde o oeste do Oceano Atlântico até ao Mar Cáspio a este, e desde o deserto do Saara, a sul, até às margens do Reno e do Danúbio.

Numerosas heranças desta cultura perduraram até aos nossos dias: o direito, o calendário, uma infinidade de monumentos e estradas, e o grande Coliseu de Roma.

Em oito episódios, a nova série documental "Coliseu" explora a ascensão e queda deste império através de um dos seus edifícios mais emblemáticos - símbolo de poder para os governantes - e conta as experiências dos homens e mulheres que lutaram na sua arena. A série revela ainda os desafios arquitectónicos e o impacto desta construção ao longo da história.

Um percurso cronológico que atravessa os séculos, desde a época de construção do edifício, com capacidade para 50 mil espectadores, até à sua posterior decadência, com recurso a recriações e testemunhos de reconhecidos especialistas e historiadores como Jerry Toner, Barry Strauss e Alexander Mariotti, arqueólogos como Darius Arya e Jeannette Plummer, e professores como T. Corey Brennan e Alison Futrell.

Tudo com o apoio do Museo Arqueológico de Nápoles, da Câmara Municipal de Roma, dos Parques Arqueológicos do Coliseu e dos Campos Flégreos e do Ministério Italiano do Património Cultural, entre outros.

A série parte de figuras reconhecidas da época. Os gladiadores Prisco e Vero, cujo combate foi documentado pelo poeta Marcial, a primeira disputa em que o imperador entregou a ambos um rudius, ou espada de madeira, proclamando-os vencedores e livres para sempre. Ou Haterio, o construtor que, sob ameaça de morte do imperador Domiciano, foi encarregado de construir o subsolo do Coliseu: o hipogeo. Carpóforo, o reconhecido venator - ou mestre de bestas - mais famoso do Império; Mevia, a primeira cidadã livre de Roma que decide mudar a sua posição para lutar na arena como gladiadora; Ignacio de Antioquía, condenado à morte no Coliseu por professar o cristianismo nos tempos do imperador Trajano; Galeno de Pérgamo, um dos médicos mais reputados do mundo antigo que entre os seus pacientes teve como Marco Aurelio, e Septimio Severo; e Cómodo, o último imperador da dinastia Antonina e o primeiro a combater na arena do Coliseu.

Coliseu

Episódio 1 - OS GLADIADORES (17 de outubro, às 22h15)

Ano 80 d.C. O imperador Tito celebra a inauguração do Coliseu com 100 dias de jogos, que incluem um dos combates de gladiadores mais famosos de Roma. Dois gladiadores - o bárbaro Prisco e o campeão de Roma, Vero - devem lutar até à morte perante mais de 50 mil espectadores. Uma história que chegou até nós através do poeta romano Marcial.

Episódio 2 - O CONSTRUTOR (17 de outubro, às 22h55)

O mestre de obras Haterio constrói o Coliseu a partir das cinzas da Domus Aurea de Nerón. No entanto, o seu trabalho está longe de terminar. O novo imperador Domiciano encarrega-o de acrescentar uma complexa rede de túneis subterrâneos: o hipogeo. Haterio terá que fazer o impossível para satisfazer as insaciáveis exigências do imperador, com fortes pressões para finalizar a maravilha arquitectónica a tempo dos jogos de Domiciano. O fracasso poderia custar-lhe a vida.

Episódio 3 - O DOMADOR DE FERAS (24 de outubro, às 22h15)

 À medida que o Império Romano continua a expandir-se, o mesmo acontece com a diversidade de bestas exóticas que chegam ao anfiteatro para entreter as multidões. Mais de um milhão de animais são sacrificados na arena por mestres de bestas  bem treinados. Nenhum mais famoso do que Carpóforo.

Episódio 4 - A GLADIADORA (31 de outubro, às 22h15)

Quando o imperador Trajano organiza os grandes jogos do ano 107 d.C., o público assiste a uma representação pouco comum: combates com gladiadoras. Por regra, as combatentes são prisioneiras de guerra, mas uma mulher romana chamada Mevia faz história. Decide mudar a sua condição de cidadã livre de Roma para poder lutar na arena como gladiadora, uma decisão controversa que provoca a inimizade do historiador e poeta satírico romano Juvenal e ilustra os desafios enfrentados pelas mulheres na antiga Roma.

Episódio 5 - O MÁRTIR (7 de novembro, às 22h15)

A execução pública de criminosos é um espectáculo frequente no Coliseu, mas durante os 123 dias de jogos de Trajano no ano 107 d.C., uma das vítimas não é um prisioneiro comum. Ignacio de Antioquía faz parte de uma crescente religião clandestina que ameaça as tradições romanas: o cristianismo.

Episódio 6 - O CIENTÍFICO (14 de novembro, às 22h15)

Galeno de Pérgamo, um dos médicos e cientistas mais famosos do mundo antigo, torna-se médico dos gladiadores.  No entanto, precisamente quando o Império de Roma atinge o pico do seu poder e influência, sob o imperador Marco Aurélio, uma devastadora praga arrasa a cidade e Galeno chama a atenção do imperador. Agora, é dele a responsabilidade de proteger Roma da enfermidade e manter vivo o imperador. Ao mesmo tempo, ss ataques dos bárbaros ao longo das fronteiras do norte de Roma intensificam-se, e começa o largo período de decadência de Roma.  

Episódio 7 – CÓMODO (21 de novembro, às 22h15)

Todos os imperadores deram grande valor aos espectáculos e aos jogos, mas apenas um abandonou o palco imperial e pisou a arena: Cómodo. Longe do pai, o grande imperador Marco Aurélio, Cómodo não demora a criar inimigos, especialmente no Senado. Enquanto o império se desmorona e a popularidade de Cómodo cai, produz-se um jogo mortal, de gato e de rato, centrado no anfiteatro de Roma.

Episódio 8 – O PAGÃO (28 de novembro, às 22h15)

No século IV d.C., o Império Romano dividido vê-se destruído por devastadores terramotos, incêndios, invasões bárbaras e profundas diferenças religiosas. À medida que Roma decai, o Coliseu, outrora um orgulhoso símbolo da glória do Império, fica vazio. Para restaurar Roma, um devoto apreciador dos antigos deuses recorre à arena. Conseguirá a organização de  esplêndidos e dispendiosos jogos reverter o declínio?