Cartaz de cinema

Canal História estreia a minissérie "Megaestruturas Romanas"

Publicado em 18 Fev. 2022 às 16:13, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Canal História estreia a minissérie "Megaestruturas Romanas"

A série dá a conhecer os segredos da engenharia romana e o legado que ainda hoje permanece em três cidades francesas: Lyon, Arles e Paris.

Com a utilização de imagens digitais e de arquivo, fotografias aéreas e testemunhos de especialistas, a série "Megaestruturas Romanas" apresenta as maravilhas da engenharia romana e o legado que ainda hoje permanece em três cidades francesas.

No ano de 50 a.C., Júlio César reinava na Gália, depois de uma conquista que não foi simplesmente militar ou política. Roma queria difundir a sua grandeza, levando a civilização aos bárbaros derrotados que formavam parte do Império. O novo território transformou-se, através de enormes projetos de construção que incluíam aquedutos, calçadas, termas, anfiteatros e estádios.

Atualmente, Lyon é a terceira maior cidade de França, mas em tempos ancestrais, foi a maior. Nessa altura, a capital dos Gauleses chamava-se Lugduno e destacava-se por marcos eternos: Santuário dos três Gauleses, Teatro Antigo de Fourvière, Odeon, Santuário de Cybèle e o Aqueduto que será dado a conhecer num dos episódios.

O Anfiteatro, o Fórum, o Circo, o Teatro, o Estaleiro, o Muro, as Termas (banhos) de Constantino e os dois Arcos do Triunfo são algumas das estruturas presentes em Arles, uma das cidades que ficou do lado de Roma, tirando proveito da generosidade dos imperadores romanos, desde Júlio César a Constantino, o Grande.  

Com os seus 2.185 monumentos, Paris é atualmente a cidade capital mais turística do mundo. Ao longo do rio Sena e em cada bairro, é possível testemunhar a sua tremenda riqueza. As Arenas de Lutécia, as Termas de Cluny, o Panteão, o Aqueduto de Arcueil, as Muralhas da Cidade, o Pilar dos Barqueiros, ou a Porta Ancestral, são alguns dos exemplos.

"Megaestruturas Romanas" vai para o ar às segundas-feiras, a 21 e 28 de fevereiro, às 22h15, no Canal História.