Cartaz de cinema

Canal História emite: "A Segunda Guerra Mundial do Princípio ao Fim"

Publicado em 20 Abr. 2020 às 18:00, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Canal História emite: "A Segunda Guerra Mundial do Princípio ao Fim"

O canal revisita um dos seus temas favoritos a propósito dos 75 anos do suicídio de Adolf Hitler.

A 30 de abril assinalam-se 75 anos do suicídio de Hitler. Por ocasião desta data, o canal HISTÓRIA estreia, a partir do dia 27, às 22h15, "A Segunda Guerra Mundial do Princípio ao Fim", uma série que em seis episódios relembra o conflito, do primeiro tiro na fronteira entre a Alemanha e a Polónia, às bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagazaki.

Cada episódio inclui entrevistas a especialistas, gráficos, fotografias de arquivo e o recurso a imagens de arquivo.

Episódios

Tempestade no Horizonte

27 de abril, às 22h15

Rise and Fall Second World War

Após a I Guerra Mundial, os vencedores juntaram-se para assinar o Tratado de Versalhes. As condições impostas aos derrotados levaram à desestabilização generalizada, tanto financeira quanto politicamente, e abriram caminho para novas ideologias totalitárias que começaram a deitar a mão ao poder.

Com os comunistas no poder na antiga Rússia, os novos sinais de que uma nova tragédia se irá abater sobre o mundo continuam com a subida dos fascistas de Mussolini ao poder em Itália. Depois, Adolf Hitler torna-se chanceler da Alemanha, anexa a Áustria e partes da Checoslováquia. A Espanha mergulha na guerra civil e o Japão invade a China.

A Blitzkrieg

27 de abril às 23h05

Rise and Fall Second World War

Os combates grassam pela Europa, enquanto os poderes totalitários tentam conquistar mais território. Estaline aponta para a Finlândia, ao passo que Hitler avança primeiro pela Polónia e depois pelo centro do continente em direção a França. A Grã-Bretanha enfrenta a Alemanha na primeira campanha militar exclusivamente aérea. A sul, a Itália fascista invade a Grécia.

Este episódio, explora os primeiros anos nos campos de batalha europeus, da invasão de França e subsequente evacuação em Dunquerque, à quebra por iniciativa de Hitler do pacto de não agressão que tinha com Estaline.

Todos em Jogo

4 de maio, às 22h15

Rise and Fall Second World War

O Japão ataca a base naval americana em Pearl Harbor, dando aos EUA o justificativo final para se juntar à guerra, ao lado dos Aliados. Depois, o Japão tenta tomar as colónias britânicas no Sudeste Asiático. E, no Norte de África, as tropas britânicas têm dificuldade em debelar as ofensivas do comandante germânico Erwin Rommel, mas acabam por vislumbrar a vitória no porto de Saint-Nazaire.

O terceiro episódio, analisa alguns momentos-chave no teatro do Pacífico – a queda de Singapura, a Batalha de Midway, a Campanha do Trilho de Kokoda – e aborda as ofensivas de Rommel em África, bem como o início da campanha de bombardeamentos aliados na Europa.

A Guerra do Desgaste

4 de maio, às 23h05

Rise and Fall Second World War

As forças americanas no Pacífico conseguem expulsar os nipónicos de Guadalcanal. A resiliência imposta pelo regime soviético à custa de milhões d baixas ajuda a derrotar as forças nazis a lesta e a reconquistar Estalinegrado. Ainda a braços com os avanços de Rommel no Norte de África, as tropas britânicas sob o comando do General Montgomery tenta retomar El Alamein.

O quarto episódio, explora o lento ponto de viragem da guerra, numa alturam em que as forças do Eixo começam a recuar dos seus anteriores triunfos. Entre a saída do Japão de vários domínios do Sudeste Asiático e as crescentes derrotas europeias da Alemanha, assiste-se ao início da reviravolta na II Guerra Mundial.

Maré de Mudança

11 de maio, às 22h15

Rise and Fall Second World War

Em 1943, a Alemanha e o Japão a recuam perante o avanço aliado. Mussolini, excluído e preso pelo seu próprio Parlamento, é libertado pelas forças germânicas, e a Itália rende-se. Estaline, Roosevelt e Churchill encontram-se em Teerão para debater a estratégia futura.

O penúltimo episódio explora momentos da guerra as vitórias decisivas das forças Aliadas: o cerco a Leninegrado, a libertação de Paris, o Dia D e a libertação dos campos de extermínio nazis.

O Caminho para a vitória

11 de maio, às 23h05

Rise and Fall Second World War

A Alemanha faz um último esforço com a ofensiva nas Ardenas. Essa derrota e a queda de Berlim que se seguiu levam à rendição nazi. A Oriente, mesmo depois das baixas das suas forças navais no Golfo de Leyte, o Japão recusa-se a desistir, levando os EUA a arrasar as cidades de Hiroshima e Nagasaki com uma nova arma: a bomba atómica.

A série chega ao fim com os últimos momentos da II Guerra Mundial e com o seu resultado, o conceito dos julgamento por crimes contra a humanidade, como os de Nuremberga, e a busca da paz mundial, com a criação das Nações Unidas.