Cartaz de cinema

Canal do Suez explicado no Odisseia

Publicado em 30 Mar. 2021 às 14:13, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Canal do Suez explicado no Odisseia

O documentário que vai para o ar quarta-feira explora a origem, as exigências técnicas e a contínua adaptação de uma das obras de engenharia mais impressionantes do mundo.

Esteve nas bocas do mundo na sequência do recente bloqueio pelo navio Ever Given, mas continua a ser uma das principais artérias comerciais do mundo. Esta quarta-feira, 31 de março, às 21h35, o canal Odisseia emite o episódio da série  "Construções extremas" dedicado ao Canal de Suez. Uma hora para conhecer os segredos de uma das obras de engenharia mais impressionantes da história.

O Canal de Suez, que liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, resulta de um desafio técnico que remonta à Antiguidade. Deu resposta à necessidade de uma passagem entre as duas massas de água que permitisse, acima de tudo, encurtar caminho para o tráfego marítimo proveniente do Índico e que, até então, era obrigado a contornar África para chegar à Europa.

Desde a abertura à navegação, em 1869, não parou de crescer com o objectivo de se adaptar ao aumento de tráfico e à dimensão dos navios. Por ali passam 18 mil embarcações a cada ano, algumas delas gigantes do mar que podem alcançar até 400 metros de comprimento, como é o caso do Ever Given que, com 200 mil toneladas, é um dos maiores cargueiros do mundo.

Em 2014, o presidente egípcio lançou um programa extraordinário de ampliação. Construiu uma pista paralela de 72 quilómetros e duplicou a largura do canal ao longo de 37 quilómetros. Em menos de um ano, máquinas de todo o mundo dragaram 500 milhões de metros cúbicos de areia e terra. O documentário explica o funcionamento destes aspiradores marinhos que permitiram que o canal passasse de 8 para 24 metros de profundidade. Analisa ainda os métodos de construção do início do projeto, no século XIX, uma obra extrema numa região onde tudo teve que ser trazido de fora: materiais, água doce e mão-de-obra.