Cartaz de cinema

Canais Eurosport: programação de setembro 2020

Publicado em 20 Ago. 2020 às 16:49, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Canais Eurosport: programação de setembro 2020

Após meses de paragem devido à pandemia, os grandes eventos desportivos acumulam-se para um mês intenso e inédito com ténis, ciclismo, motociclismo e automobilismo.

Em setembro, os grandes eventos desportivos mundiais em direto estão de regresso aos canais Eurosport. Competições icónicas como o Tour de France, ou o US Open de ténis, aparecem fora de época, após os meses de paragem devido à pandemia de COVID-19.

O ciclismo continua a recuperar do calendário atrasado. A Volta a França, a prova rainha, começa a 29 de agosto, dois meses depois do previsto. O Eurosport volta a emitir a totalidade das etapas, do quilómetro zero até à meta, e as antevisões, resumos, reportagens e análise dos especialistas, Alberto Contador, Bradley Wiggins e Juan António Flecha.

Quanto ao ténis, em setembro há ação em dose dupla com dois torneios de "Grand Slam": a conclusão do US Open e Roland Garros.

Nos desportos motorizados, o foco vai direito para a realização de outro grande marco da temporada: as 24 Horas de Le Mans, mais uma prova adiada do início para o final do verão

Abaixo, os destaques.

U.S. Open  

31 de agosto a 13 de setembro – Nova Iorque, EUA

Eurosport 2020 - Tenis

Seria o último torneio de "Grand Slam" da temporada, mas vai ser apenas o segundo. Depois do Open da Austrália, em janeiro, do adiamento de Roland Garros para setembro, do cancelamento de Wimbledon e de um calendário competitivo inexistente, o estado físico e ritmo dos tenistas em Flushing Meadows - Corona Park, em Nova Iorque, é uma total incógnita.

O torneio será jogado sem público numa espécie de bolha segura e sob apertadas medidas de segurança, num Estado onde a COVID-19 tirou a vida a milhares de pessoas. Uma razão que levou alguns dos principais jogadores a não estarem presentes.

Os encontros no piso rápido de Nova Iorque serão disputados entre 31 de agosto e 13 de setembro.

Roland Garros  

21 a 25 de setembro – Rondas de Qualificação – Paris, França

27 de setembro a 11 de outubro – Quadro Principal – Paris, França

Com uma semana de intervalo, este será o segundo torneio do "Grand Slam" em setembro e o último dos quatro grandes a ser disputado. A expectativa é grande para ver que está em melhor forma na terra batida de Paris. Rafael Nadal é o vencedor em título após conquistar no ano passado o torneio pela 12.ª vez. Nas senhoras, a australiana Ashleigh Barty conquistou o primeiro "Grand Slam" da carreira após triunfo sobre a checa Marketa Vondrousova por parciais de 6-1 e 6-3.

O Eurosport garante cobertura com especialistas de renome como Mats Wilander, Barbara Schett, Boris Becker, Justine Henin, Alex Corretja, ou Patrick Mouratoglou.

Volta a França  

29 de agosto a 20 de setembro – França

Eurosport 2020 - Tour de France

A prova rainha do ciclismo mundial apresenta-se aos fãs depois de vários meses de incerteza devido à pandemia de COVID-19. A expectativa para ver como equipas e ciclistas reagem ao pouco tempo de competição é enorme. O Eurosport garante a emissão das etapas desde o quilómetro zero até à meta. São três semanas de competição e mais de 100 horas de emissão em direto.

Este ano, a Volta a França é a primeira das três "Grandes Voltas" a entrar em cena. Cumpre-se a 107.ª edição da histórica corrida. Ao todo, o pelotão terá de percorrer 3 470 quilómetros, divididos em 21 etapas, num Tour praticamente discutido no Sul do país e com muita montanha. O arranque acontece em Nice e estão previstas passagens pelas cinco cadeias montanhosas do território, Alpes, Maciço Central, Pirenéus, Jura e Vosges, terminando três semanas mais tarde, como é habitual, nos Campos Elísios, em Paris.

Volta ao Luxemburgo  

15 a 19 de setembro – Luxemburgo

O Skoda-Tour de Luxembourg, corrida de ciclismo de estrada do Pro Tour da UCI, discute-se ao longo de cinco etapas e tem como ponto de partida e chegada a capital do Grão-Ducado. Com longa tradição, a Volta ao Luxemburgo conheceu muitos campeões sendo o primeiro e mais vitorioso, o homem da casa Mathias Clemens, com cinco títulos, e o mais recente, o espanhol Jejús Herrada.

BinckBank Tour  

29 de setembro a 4 de outubro – Bélgica, Países Baixo e Luxemburgo

O BinckBank Tour, ou Volta ao Benelux, é uma competição de ciclismo de estrada por etapas que se realiza nos territórios da Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. A primeira edição remonta a 2005. Este ano, a BinckBank Tour ficou mais curta e é composta por apenas cinco etapas, ao contrário das sete do ano passado. O belga Laurens De Plus é o campeão em título depois do triunfo em 2019.

La Flèche Wallonne  

30 de setembro – Bélgica

Tradicionalmente, La Flèche Wallone é a segunda das "Clássicas das Ardenas" e tem mais história do que a Amstel Gold Race, tendo a primeira edição sido realizada em 1936. A corrida acontece na região da Valónia, na Bélgica. O percurso tem variado ao longo da história, passando por cidades como Tournai, Liège, Mons, Charleroi, Verviers, Spa ou Huy.

A 85.ª edição da Flèche Wallone parte de Herve, às portas de Liège, e termina 202 quilómetros mais tarde no Mur de Huy. Antes da meta, os ciclistas terão de cumprir várias voltas a um circuito nos arredores da cidade, terminando com a muito dura subida ao Mur de Huy. Também conhecida como o Caminho das Capelas, trata-se de uma rampa de 1 300 m com uma inclinação média de 9,3%, chegando a ter 26% na zona de máxima dificuldade.

Em 2019, o francês Julian Alaphilippe venceu pela segunda vez consecutiva. Ainda assim, está longe dos cinco títulos do espanhol Alejandro Valverde.

Campeonatos do Mundo de Ciclismo  

20 a 27 de setembro – Local a Confirmar

Os Mundiais de ciclismo de estrada, agendados entre 20 e 27 de setembro em Aigle-Martigny, na Suíça, foram cancelados, devido às restrições impostas devido à pandemia de Covid-19. As autoridades federais suíças decidiram proibir grandes manifestações com mais de mil pessoas até 30 de setembro. A União Ciclista Internacional está à procura de um local alternativo.

24 Horas de Le Mans (FIA WEC)  

17 a 20 de setembro – Le Mans, França

Eurosport 2020 - Le Mans

Em setembro, o Eurosport emite as 24 Horas de Le Mans, um dos eventos mais fascinantes das competições motorizadas. Os melhores pilotos e equipas lutam pela vitória numa batalha onde a noção de resistência perdeu terreno para a velocidade. São, verdadeiramente, 24 horas a fundo. As marcas mais conceituadas de automóveis competem pela glória no histórico Circuito de La Sarthe, em Le Mans, França, onde uma volta ultrapassa os 13,6 km.

A 88.ª edição de Le Mans vai contar com pelo menos dois pilotos portugueses em pista na categoria LMP2: Filipe Albuquerque e António Félix da Costa, que recentemente se sagrou campeão de Fórmula E. Destaque ainda para a presença da equipa portuguesa da Algarve Pro Racing.

O Eurosport dará total cobertura ao evento em Le Mans, a partir de 17 de setembro, emitindo treinos, qualificações, "warm-up" e corrida, bem como programas complementares de análise. Este ano pela primeira vez, a histórica corrida não contará com a presença de público nas bancadas.

Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR)  

12 a 13 de setembro – Salzburgring, Salzburg, Áustria

25 a 26 de setembro – Nurburgring Nordschleife, Nurburg, Alemanha

Curta e rápida! Assim se podia adjetivar a nova temporada da Taça do Mundo de Carros de Turismo que arranca este mês na Áustria. O calendário sofreu cortes consideráveis contando agora com apenas seis rondas e 16 corridas, todas elas na Europa, em vez das 10 etapas e 20 corridas inicialmente previstas. A competição termina já em novembro. A etapa lusa de Vila Real foi uma das corridas a cair do calendário. Tiago Monteiro continua a ser o único representante de Portugal entre os pilotos. Vai estar ao volante de um Honda Civic Type R da All-Inkl.de Munnich Motorsport.

Campeonato da Europa de Ralis (em diferido)

17 a 18 de setembro – Açores, Portugal

Em setembro, o Campeonato da Europa de Ralis está de passagem por Portugal com a realização da etapa açoriana. O Rallye Azores, corrida que proporciona algumas das imagens mais bonitas do mundo, cumpre este ano a 56.ª edição. O Eurosport transmite um resumo de meia-hora no final de cada dia de competição e um magazine no domingo seguinte. O ERC 2020 conta ainda com etapas no Chipre, Hungria e Ilhas Canárias, Espanha.

Porsche SuperCup  

6 de setembro – Monza, Itália

A Porsche Supercup, a competição mono marca de carros de série mais rápida do mundo, volta a sentir o sabor na competição. Em setembro, os 911 entram em ação no circuito de Monza, em Itália, para aquela que será a última prova da temporada. É, portanto, a corrida de todas as decisões e na qual ficaremos a conhecer o novo campeão.

Campeonato do Mundo de Superbike  

Eurosport 2020 - Motociclismo

5 a 6 de setembro – Alcañiz, Espanha

19 a 20 de setembro – Barcelona, Espanha

Em setembro, o Mundial de Superbike continua por terras espanholas. O Circuito Ciudad del Motor de Aragón, em Alcañiz, volta a receber duas rondas de competição à semelhança do que já tinha acontecido no final do mês passado. O campeonato segue depois para Barcelona onde a 19 e 20 de setembro há mais pontos em jogo, decisivos nas contas de um campeonato mais curto. A pandemia de COVID-19 obrigou ao cancelamento de várias corridas. O Mundial conta apenas com mais duas rondas em França e em Portugal. Depois de Portimão, será a vez do Circuito do Estoril receber o encerramento da temporada entre 17 e 18 de outubro.

Campeonato do Mundo de Motocross  

6 de setembro – MXGP de Itália

9 de setembro – MXGP Città di Faenza

13 de setembro – MXGP Emilia Romagna

27 de setembro – MXGP da Lombardia

30 de setembro – MXGP Città di Mantova

O Eurosport acompanha mais uma temporada do Mundial de Motocross. As corridas do campeonato ficam confinadas a Itália, mais precisamente às pistas de Faenza e Montova.

Campeonato do Mundo de Resistência (FIM)

27 de setembro – 12 Horas do Estoril, Portugal

O Mundial de Resistência para motos vai terminar em Portugal, em setembro. O Bol d'Or de 2020, o final proposto para a atual temporada do EWC, deveria receber os fãs da Endurance em Le Castellet, no sul de França, a 19 e 20 de setembro. Na sequência do reforço das restrições, a autarquia local retirou a autorização para receber espectadores no evento. Esta decisão forçou a organizadora da prova, a cancelar o Bol d'Or 2020. Assim, a final do EWC 2019-2020 da FIM terá lugar em Portugal, no circuito do Estoril, a 27 de setembro. O circuito de 4,182 km do Estoril já acolheu provas do Campeonato do Mundo de MotoGP e FIM Superbike e provas de 8 Horas do Mundial de Resistência por duas vezes.