Publicado em 25 Set. 2021 às 11:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Box office)
De 27 a 29 de setembro, a iniciativa de associações do setor da distribuição e exibição propõem uma ida ao cinema a preço reduzido.
Entre 27 e 29 de setembro é possível assistir a um filme nas salas de cinema por três euros. A campanha "Vá ao Cinema por 3 €", segundo os seus promotores, a FEVIP (Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais) e a APEC (Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas), visa contribuir para a retoma da atividade e para a sustentabilidade do cinema em Portugal.
Segundo a FEVIP e a APEC, para obter estabilidade financeira, o setor tem de alcançar um limite mínimo de receitas de bilheteira acima dos 70% da média registada entre 2015 e 2019.
A distribuição e exibição cinematográfica foi, referem as mesmas associações, uma das áreas mais penalizadas pela pandemia. Após estarem fechadas durante meses, as salas tiveram de respeitar limites de lotação que foram de 50%, numa primeira fase, para passarem depois a 75%, norma que ainda se verifica e só deixará de existir a 1 de outubro.
Apesar destas dificuldades, a FEVIP e a APEC fazem um balanço positivo dos meses desde a reabertura das salas, em maio deste ano. Enquanto nas primeiras quatro semanas após a reabertura, as receitas de bilheteira se situavam em 34,4% da média de equivalente período nos anos entre 2015 e 2019, essa mesma relação subiu para 50,1% nas quatro semanas mais recentes. Em setembro, as receitas de bilheteira duplicaram em relação a igual período do ano passado.