Cartaz de cinema

Caminhos do Cinema Português: as escolhas de 2022

Publicado em 28 Out. 2022 às 20:13, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Caminhos do Cinema Português: as escolhas de 2022

O Festival decorre de 5 a 19 de novembro com a exibição de 162 filmes entre o Teatro Académico de Gil Vicente, a Casa do Cinema de Coimbra, Auditório Salgado Zenha e o Convento de São Francisco.

"Alma Viva", o filme que vai representar Portugal nos Óscares, integra o programa do Festival Caminhos do Cinema Português, que decorre em Coimbra de 5 a 19 de novembro. No cartaz constam também "Fogo Fátuo", de João Pedro Rodrigues, e "Mato Seco em Chamas" (Joana Pimenta e Aderley Queirós).

Realizado pela luso-francesa Cristèle Alves Meira, "Alma Viva" passa-se em Trás-os-Montes (onde a realizadora tem raízes) e envolve temas como a emigração e as diferenças sociais. Ana Padrão, Pedro Lacerda, a francesa Jacqueline Corado e a belga Catherine Salée integram o elenco do filme que estará em exibição no Teatro Académico de Gil Vicente a 17 de novembro.

"Mato Seco em Chamas", a exibir a 18 de novembro, venceu o Prémio Especial do Júri e o de Direção de Fotografia, para Joana Pimenta, no Rio de Janeiro. Já "Fogo Fátuo", que estará em exibição a 12 de novembro, recebeu uma menção especial do júri dos prémios Félix, que reconhecem obras com a temática LGBTQI+, no mesmo evento.

Da Seleção Caminhos fazem ainda parte outros filmes premiados internacionalmente, como  "Ice Merchants", animação de João Gonzalez, que venceu, este ano, o Prémio de Melhor Curta-Metragem da Semana Crítica do Festival de Cannes.

A Seleção Ensaios, que inclui trabalhos de estudantes de todo o mundo, irá pela primeira vez ser exibida no Teatro Académico de Gil Vicente. Portugal está representado com 22 filmes em 53, numa seleção onde estão presentes realizadores já consagrados como Leonardo Martinelli, ou Jakub Prysak.

As sessões da Seleção Caminhos e da Seleção Ensaios decorrerão de 12 a 18 de Novembro no TAGV.

Na Seleção Outros Olhares destacam-se os documentários "Cesária Évora", "Um Corpo Que Dança", de Marco Martins, e ainda "Onde fica Esta Rua? ou Sem Antes nem Depois", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata. Esta secção tem exibições de 6 a 11 de novembro na Casa do Cinema de Coimbra às 21h30.

A Secção Filmes da Lusofonia é dedicada aos 200 anos da independência do Brasil, tendo as películas um retrato diverso da sociedade e história brasileira. As curtas "Saindo com estranhos da Internet", "Sideral" ou "Portugal Pequeno" e as longas "Alan", "Kevin", "O Bom Cinema", ou "Do Amor ninguém escapa" integram esta seleção.

O festival abre a 5 de novembro com "Histórias Selvagens", de António Campos (1978), no ano do centenário do seu nascimento. Exibido em cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa, conta no elenco com atores como Márcia Breia, Cremilda Gil e João Lagarto, tendo sido filmada na região de Montemor-O-Velho.

Do programa fazem ainda parte outas obras restauradas: "A Praga", de José Mojica Martins, "Eles não usam black tie" de Leon Hirszman, ou "Pixote", de Hector Babenco.

Serão exibidos 162 filmes num festival que, nos últimos cinco anos, teve uma média de 15 mil pessoas a participar nas diversas atividades.

A seleção completa pode ser consultado do site do Caminhos do Cinema Português.