Cartaz de cinema

Calendário de transmissões de ciclismo no Eurosport (abril 2021)

Publicado em 23 Mar. 2021 às 11:34, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Calendário de transmissões de ciclismo no Eurosport (abril 2021)

Ainda com algumas dúvidas devido aos avanços e recuos da pandemia em alguns países europeus, este é o calendário de provas que a Eurosport tenciona transmitir durante o mês.

A Eurosport anunciou o calendário de emissões dedicadas ao ciclismo em abril. Infelizmente, o cenário de 2020 pode repetir-se em alguns casos e existem grandes possibilidades de que algumas provas sejam adiadas, ou simplesmente canceladas devido à COVID-19. A mais forte candidata ao cancelamento é a Paris-Roubaix, após declarações das autoridades políticas da região terem deixado pouca esperança de que a prova possa ir para a estrada.

Tendo estas limitações em conta, o calendário anunciado pelo Eurosport é o seguinte:

Volta a Sicília

30 de março a 4 de abril – Itália

A Volta a Sicília está de volta ao calendário da UCI em 2021 para quatro dias de muita ação. A prova tem partida marcada para Siracusa e chegada a Mascali praticamente 700 quilómetros depois. Após um interregno de quatro décadas, esta competição ganhou vida de novo em 2019.

Volta a Flandres

4 de abril – Bélgica

A Volta à Flandres é uma das mais importantes clássicas realizadas na Bélgica e um dos cinco "Monumentos" da temporada. Criado em 1913, o Tour de Flandres ou De Ronde van Vlaanderen, cumpre este ano a 105.ª edição. Famosa pelos seus "muros", rampas acentuadas muitas delas em empedrado, a Volta a Flandres promete criar muitas dificuldades aos ciclistas, algumas quedas, e muita emoção aos espetadores. O Eurosport emite para as provas feminina e masculina. O holandês Mathiey van der Poel (Alpecin-Fenix) foi o vencedor da Volta a Flandres 2020.

Volta ao País Basco

5 a 10 de abril – Espanha

A Volta ao País Basco é uma competição por etapas de importância igual à Volta a Catalunha e só superada pela Vuelta a España. Criada em 1924, é famosa pelo traçado montanhoso, ideal para os trepadores. Em 59 edições da Volta ao País Basco, Alberto Contador sagrou-se campeão por quatro ocasiões (2008, 2009, 2014 e 2016), tal como José António González Linares (1972, 1975, 1977 e 1978), sendo ambos os recordistas de títulos. O campeão recebe uma boina basca típica da região.

Scheldeprijs / Grand Prix de l'Escaut

7 de abril – Bélgica

A Scheldeprijs ou Grand Prix de l'Escaut é uma emocionante clássica que se inclui no calendário das Clássicas da Flandres. Criada em 1907 é uma das competições mais antigas de sempre na região, sendo conhecida no passado por Scheldeprijs Schoten e Scheldeprjis Vlaanderen. A corrida tem cerca de 200 quilómetros e um perfil essencialmente plano, muito ao gosto dos sprinters. Pelo caminho, o pelotão enfrenta vários setores de empedrado que variam entre os 1300 e os 3000 metros. No ano passado a vitória sorriu ao australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal).

Paris-Roubaix

11 de abril – França

A Paris-Roubaix é uma das mais antigas e emblemáticas clássicas da história, famosa pela sua dureza, devido ao grande número de setores de empedrado que os ciclistas enfrentam. Conhecida também como "Inferno do Norte" é um dos cinco monumentos da temporada. O pelotão parte de Compiègne, 80 quilómetros a norte de Paris, rumo ao Velódromo de Roubaix, nos arredores de Lille. Ao longo de 250 quilómetros, os ciclistas enfrentam a dureza de dezenas de setores de empedrado entre os quais se destacam os famosos Trouée d'Arenberg, Mons-en-Pévèle, Carrefour de l'Arbre ou Quiévy – Saint-Python.

11 a 18 de abril – Turquia

A Volta Presidencial é uma competição de ciclismo de estrada por etapas que se realiza no país desde 1963. A prova, que faz parte do calendário mundial da UCI, tem atraído nos últimos anos alguns dos melhores ciclistas e equipas do mundo. Em 2016, José Gonçalves fez história ao converter-se no primeiro português a ganhar esta Volta.

De Brabantse Pijl / La Flèche Brabançonne

14 de abril – Bélgica

A De Brabantse Pijl ou La Flèche Brabançonne faz parte do calendário das Clássicas da Flandres. A corrida tem um perfil essencialmente plano, ideal para sprinters, e inclui vários setores de empedrado que em muito complicam a vida dos ciclistas. Criada em 1961, esta clássica cumpre este ano a sua 61.ª edição. Os ciclistas belgas dominam a competição com um total de 38 vitórias, das quais se destacam as quatro de Edwig Van Hooydonk, obtidas em 1987, 1991, 1993 e 1995, um feito inigualável até hoje. Na época passada, o francês Julian Alaphilippe (Deceunink – Quick Step) garantiu a vitória na Flèche Brabançonne.

Volta à Comunidade Valenciana

14 a 18 de abril – Valência, Espanha

A Volta à Comunidade Valenciana é uma das mais tradicionais provas do calendário em Espanha. O Eurosport emite esta competição de ciclismo de estrada que se discute num total de 626 quilómetros divididos em cinco etapas. É igualmente uma prova que tem atraído nos últimos tempos ciclistas e equipas portuguesas que começam a sua preparação para a temporada. Na lista de vencedores da Volta à Comunidade Valenciana encontramos ciclistas de prestígio como Eddy Merckx, Bernard Hinault, Stephen Roche, Laurent Jalabert, Alexandre Vinokurov, Alejandro Valverde ou Wouter Poels.

Amstel Gold Race

18 de abril – Bélgica

A Amstel Gold Race é uma das clássicas das Ardenas e nasceu a partir da vontade dos organizadores terem uma prova que competisse com os "Monumentos" de Itália e da Flandres. A referência Amstel Gold, que dá o nome à prova, está relacionada com a marca de cerveja que patrocina o evento. Em 2020, esta clássica holandesa foi cancelada devido à pandemia mundial de Covid-19.

Volta aos Alpes

19 a 23 de abril – Itália e Áustria

Após 40 anos de história, o Giro del Trentino sofreu uma renovação, com maior número de etapas e um novo nome: Volta aos Alpes. Realizada na região do norte de Itália Trentino Alto Adige-Südtirol, esta competição de cinco dias inclui passagens também pela Áustria. Serve essencialmente de preparação para a primeira Grande Volta da temporada, visto que termina poucos dias antes do começo do Giro d'Italia.

La Flèche Wallonne

21 de abril – Bélgica

La Flèche Wallone é uma prova belga de ciclismo de estrada de apenas um dia que faz parte das "Clássicas das Ardenas". A primeira edição realizou-se em 1936 e desde então tem acumulado prestígio. A corrida acontece na região da Valónia, na Bélgica. O percurso tem variado ao longo da história, passando por cidades como Tournai, Liège, Mons, Charleroi, Verviers, Spa ou Huy. A prova é famosa pelas suas duras subidas, mas a mais famosa é o Mur de Huy, também conhecida como o Caminho das Capelas. Trata-se uma rampa de 1,3 km com uma inclinação média de 9,3%, chegando a ter 26% na sua zona de máxima dificuldade. Este ano, o Eurosport transmite a corrida masculina e feminina.

Liège – Bastogne – Liège

25 de abril – Bélgica

A Liège – Bastogne – Liège é um dos 5 "Monumentos" de ciclismo da temporada. A primeira edição realizada em 1892 faz desta prova, também conhecida por "La Doyenne" (A Velha Senhora), uma das mais antigas da história da modalidade. A Liège – Bastogne – Liège é considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas. Este ano, o Eurosport emite a corrida masculina e feminina.