Cartaz de cinema

Brillante Mendoza prepara "Chameleon"

Publicado em 10 Dez. 2022 às 11:57, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Asiático)

Brillante Mendoza prepara "Chameleon"

O próximo filme do cineasta filipino terá como protagonista uma pessoa transgénero que se junta à máfia japonesa.

O filipino Brillante Mendoza já escolheu o seu próximo projeto. "Chameleon", baseado em factos, conta a história de uma mulher transgénero atraída pelo filho rebelde de um chefe da Yazuka, o crime organizado japonês. A ação decorre em Sapporo, nos anos 1990.

"Chameleon" está em fase de pré-produção e começará a ser rodado em fevereiro próximo, no Japão.

O processo de escolha da protagonista ainda decorre, mas o elenco japonês já está decidido. Integra Okuda Eiji, Ihara Tsuyoshi ("13 Assassinos" e "Cartas de Iwo Jima"), Takeda Rina e Shogen.

O argumento será da autoria de Troy Espiritu, colaborador habitual do cineasta, autor dos guiões de "Mãe Rosa", o filme de Brillante Mendonza que competiu na edição 2016 do Festival de Cannes e que valeu o prémio de melhor atriz a Jaclyn Jose e de "Alpha: Nos Bastidores da Corrupção", de 2019.

Um dos nomes mais conhecidos da chamada Nova Vaga Filipina, prémio de melhor realização em Cannes, em 2009, com "Kynatay", habitualmente distante e desalinhado com os regimes do seu país, Mendoza viu a reputação manchada ao aproximar-se do atual presidente, o populista Rodrigo Duterte. Dirigiu a emissão televisiva de dois discursos de Duterte e anúncios de propaganda governamental, e defendeu em público a política de assassinatos sem julgamento de indivíduos ligados ao tráfico de droga que conduziu a milhares de mortes desde 2016.

Mendoza defende-se afirmando que "os críticos compreenderam mal Duterte e a sua liderança devido a um choque cultural" e que os estrangeiros "apenas vêem a perspectiva de alguém que vive muito longe das Filipinas".