Cartaz de cinema

Brasil encerra salas de cinema em todo o país como resposta ao COVID-19

Publicado em 19 Mar. 2020 às 17:06, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, COVID-19, Cinema da América-Latina)

Brasil encerra salas de cinema em todo o país como resposta ao COVID-19

O aumento no número de casos de infeção levou ao fecho das salas de cinema em todo o país.

Depois de alguns encerramentos pontuais em alguns estados, as salas de cinema brasileiras vão fechar ao público a partir de hoje, 19 de março.

Em comunicados de imprensa, os exibidores lamentam a situação, mas reconhecem a necessidade de proteger espectadores e funcionários. Prometem também reabrir assim que seja seguro.

No Brasil, até ontem, quarta-feira 18 de março, o ministério da saúde tinha anunciado 428 casos de infeção com o novo coronavírus, do qual resultaram quatro mortes, todas no estado de São Paulo. Estão ainda sobre vigilância 11.278 casos. Já há registo de contágios dentro da comunidade nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e no município de Recife, no estado de Pernambuco.

A rede de salas Kinoplex comunicou desta forma o encerramento temporário:

O mesmo fizeram a Cinemark, Cinépolis, Moviecom e Itaú Cinemas, outras das maiores exibidoras de cinema no país.

Abaixo, alguns exemplos das mensagens transmitidas ao público:

Em alguns casos, estas medidas poderão ter consequências imediatas para os trabalhadores, como noticia a Veja. No Rio de Janeiro, onde as salas encerraram a 16 de março, a Cinemark está a iniciar planos de demissão voluntária de funcionários, enquanto a Kinoplex antecipou férias de forma compulsiva.

O mercado brasileiro de cinema em sala tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2019, foram vendidos 172,2 milhões de bilhetes (7,6% mais do que no ano anterior, de acordo com os dados oficiais da Ancine) que geraram uma receita bruta perto dos cinco mil milhões de euros.