Cartaz de cinema

"Borderland: A Fronteira México-EUA" em abril no canal Odisseia

Publicado em 31 Mar. 2017 às 18:00, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

"Borderland: A Fronteira México-EUA" em abril no canal Odisseia

O canal Odisseia estreia, a 7 de abril, uma experiência social em quatro episódios que, ao mesmo tempo, pretende ilustrar a realidade dos milhares de emigrantes que tentam cruzar ilegalmente a fronteira entre os EUA e o México.

"Borderland: A Fronteira México-EUA" é um documentário da Al Jazeera América estreado em 2014,  durante a administração Obama, mas que mantém a relevância numa altura em que o novo presidente, Donald Trump, insiste na implementação da sua nova política migratória que inclui a construção de um muro ao longo da fronteira entre os dois países

Seis voluntários norte-americanos, de áreas sociais diferentes, refizeram os passos de Nelson, uma criança de 13 anos, natural da Guatemala, Claudeth, uma jovem mexicana de 21 anos e Maira, uma mulher salvadorenha de 39 anos, três entre os quase seis mil mortos registados nos últimos quinze anos nas tentativas de passar de um país para o outro.

Divididos em três grupos, os norte-americanos dirigiram-se para a América Central onde investigaram o passado e as circunstâncias que levaram aquelas três pessoas a arriscar as suas vidas. A partir desse local, refizeram o percurso das vítimas até à fronteira, onde tentaram finalizar a viagem fatal de Nelson, Claudeth e Maira.

Episódio 1                          

Sexta-feira 7, às 22h00

Seis norte-americanos iniciam uma viagem a partir da morgue do condado de Pima, o local onde conseguiram chegar Nelson, Claudeth e Maira, três vítimas das quase seis mil que morreram no deserto nos últimos quinze anos a tentar atravessar a fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Episódio 2                        

Sexta-feira 14, às 22h00

Os norte-americanos são divididos em três grupos. Cada um tem como missão reconstruir as circunstâncias pessoais dos três emigrantes mortos e descobrir os motivos que os levaram a abandonar os seus países de origem. Para isso, vão à América Central onde começa uma viagem cheia de perigos.

Episódio 3                        

Sexta-feira 21, às 22h00

Chegada a Arriaga, no sul do México, um lugar controlado por grupos criminosos e ponto de partida de um comboio de mercadorias conhecido como "A Besta", ou "O Comboio da Morte". É a rota que milhares de emigrantes usam para atravessar o México de forma clandestina.

Episódio 4                       

Sexta-feira 28, às 22h00

Na última etapa da perigosa viagem, os seis voluntários têm de enfrentar as duras condições do deserto mexicano, um calor extremo e asfixiante durante o dia e noites gélidas onde as temperaturas podem cair vários graus abaixo de zero.