Cartaz de cinema

Bong Joon-ho anuncia novo filme de terror e ação passado no metro de Seul

Publicado em 25 Feb. 2025 às 12:42, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Asiático)

Bong Joon-ho anuncia novo filme de terror e ação passado no metro de Seul

Enquanto promove "Mickey 17", o cineasta revelou que o seu próximo filme vai ser um thriller passado no metro de Seul, uma ideia que tem vindo a desenvolver desde 2001.

Enquanto promove a estreia de "Mickey 17", o realizador Bong Joon-ho já anunciou qual será o seu próximo projeto. Numa recente entrevista à MBC Korea, o cineasta revelou que será um thriller de terror e ação passado no subsolo do metro de Seul.

Descrito pelo próprio como um "projeto de vida", Bong revelou que tem desenvolvido esta ideia desde 2001. Segundo o vencedor do Óscar por "Parasitas", a narrativa arranca com uma cena intensa:

"Estamos a correr pela secção subterrânea do metro. Na carruagem ao nosso lado, pessoas vestidas de forma semelhante juntam-se a nós. Estamos a correr. Muitas pessoas começam a atravessar para o nosso lado."

Além deste projeto, Bong Joon-ho também está a trabalhar num ambicioso filme de animação gerada por computador sobre criaturas marinhas, inspirado no livro "O Abismo: as extraordinárias criaturas do abismo", da ativista ambiental Claire Nouvian, que promete ser a produção mais cara da história do cinema coreano.

"Mickey 17" estreia em Portugal a 6 de março e adapta o romance de Edward Ashton, e narra a história de Mickey Barnes, um elemento "descartável" de uma missão para colonizar um planeta gelado. Sempre que morre, Mickey é "reimpresso" com as memórias intactas.

Antes, Bong Joon-ho assinou "Memórias de um Assassino" (2003), crónica da investigação de uma série de assassinatos numa zona rural da Coreia do Sul nos anos 80; "The Host - A Criatura" (2006), onde uma criatura emerge do rio Han e captura a filha de um homem, levando a família a tentar resgatá-la; "Mother - Uma Força Única" (2009), sobre uma mãe que tenta provar a inocência do filho, acusado de um crime horrível; "Snowpiercer: Expresso do Amanhã" (2013), passado num futuro pós-apocalíptico onde os sobreviventes vivem num comboio em movimento perpétuo, dividido por classes sociais; "Okja" (2017), a história de uma jovem que tenta impedir uma empresa de sequestrar o seu animal de estimação geneticamente modificado; e "Parasitas (2019), a sátira social que explora as dinâmicas entre duas famílias de diferentes classes sociais, vencedora da Palma de Ouro em Cannes e de quatro Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador.