Publicado em 21 Abr. 2013 às 10:21, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica)
Os maiores inimigos de Hollywood vão associar-se à promoção de um filme independente.
A BitTorrent Inc., empresa que desenvolveu o popular protocolo de partilha de ficheiros peer to peer - P2P, para os amigos- vai participar na campanha de promoção do filme "Arthur Newman", com Colin Firth e Emily Blunt.
O acordo com a produtora independente Cinedigm define que a BitTorrent irá disponibilizar os primeiros sete minutos do filme, o respetivo trailer, poster e fotografias promocionais já a partir de amanhã - 22 de abril.
A ação decorre em simultâneo com a campanha de publicidade que anuncia o lançamento de "Arthur Newman" nas salas de cinema e em serviços premium de video on demand (VOD) a 26 de abril.
Para a BitTorrent trata-se de um passo arrojado em direção a terrenos de maior respeitabilidade. O P2P é acusado de ser o maior inimigo da indústria de entretenimento com milhões de descargas anuais de filmes, música e programas de televisão que fogem ao controlo da distribuição comercial.
A escolha de uma comédia romântica sobre um jogador profissional de golfe que desistiu da carreira para este tipo de ação com a BitTorrent é inesperada. Mas se pensarmos na escala a que funciona, a segmentação deixa de ser tão importante.
É verdade que 64% dos utilizadores da BitTorrent são homens e que 40% tem entre 16 e 34 anos (de acordo com fontes da empresa). O que torna as coisas interessantes é que - surpresa das surpresas - 57% são pessoas entre os 25 e os 54, teoricamente dentro do público-alvo das comédias românticas. E estamos a falar de 170 milhões de utilizadores.
Christian Averill, da BitTorrent, em declarações ao site Deadline Hollywood, revelou as expetativas: "Em média, um trailer no You Tube é visto por dezenas de milhar de pessoas em poucas semanas. Nós devemos atingir esse número em downloads em poucas horas".
As ambições da BitTorrent não ficam por aqui. A empresa está tentar que os estúdios aceitem promover os grandes lançamentos de verão no BitTorrent, mas confessa que o objetivo final é criar uma plataforma que permita a partilha de conteúdos diretamente entre autores e fãs.
Irão as majors engolir o proverbial batráquio e usar a sua designada némesis como plataforma de marketing? Não perca os próximos episódios...
Veja o trailer de "Arthur Newman".
2012 | Drama | 101 min
Com Emily Blunt, Colin Firth, Anne Heche
Realização Dante Ariola
Class. etária M/16
Estreia em Portugal 25 Jul. 2013
Distribuidor ZON Audiovisuais