Publicado em 15 Fev. 2014 às 21:36, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
O drama de polícias e assassinatos "Black Coal, Thin Ice" venceu o festival que também premiou Wes Anderson e Richard Linklater.
O júri do Festival de Berlim 2014, este ano presidido pelo produtor James Schamus, anunciou "Black Coal, Thin Ice", obra do realizador chinês Diao Yinan, como o vencedor do Urso de Ouro de Melhor Filme.
Drama policial sobre um ex-agente que se envolve romanticamente com uma mulher cujos maridos têm a tendência para aparecerem mortos, conquistou também o Urso de Prata de Melhor Ator para Liao Fan.
Numa atribuição de prémios diversificada – embora com predominância para o cinema asiático –, o Urso de Prata de Melhor Realizador foi para Richard Linklater por "Boyhood", filme que demorou doze anos a ser produzido e um dos títulos que melhor apreciação crítica obteve durante o Festival.
Entre os restantes vencedores, destaque para o Prémio Especial do Júri entregue a "Grand Budapest Hotel", de Wes Anderson, e para o veterano cineasta Alain Resnais que levou o prémio Alfred H. Bauer, atribuído a "um filme que abra novas perspectivas para a arte", por "Aimer, Boire et Chanter".
Os principais vencedores do Festival de Berlim 2014 foram:
A lista completa dos vencedores, nas diversas categorias e competições do certame, pode ser consultada no site oficial do Festival de Berlim.