Cartaz de cinema

"Berlim 1936: A Ilusão Final" - documentário sobre as olimpíadas nazis na RTP2

Publicado em 11 Ago. 2016 às 15:15, por , em Notícias de Televisão e Séries

"Berlim 1936: A Ilusão Final" - documentário sobre as olimpíadas nazis na RTP2

A RTP2 transmite na próxima terça-feira o documentário "Berlim 1936, A Ilusão Final", um relato da história dos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936, desde a preparação rigorosa da competição até aos jogos em si, transformados pela propaganda nazi num espetáculo emocionante e triunfal.

Após uma longa discussão, as grandes democracias do mundo concordaram em enviar atletas para a capital do Reich. Durante quinze dias, os Jogos Olímpicos fizeram o tempo parar. A violência e o ódio que até então reinava nas ruas de Berlim desapareceram repentinamente, dando lugar ao espetáculo do desporto que permitiu a Adolf Hitler desempenhar o papel de anfitrião para com os países que em breve tentaria invadir.  

Para muitos, estas foram as primeiras olimpiadas modernas, aquelas que serviram de modelo às seguintes, após a guerra mundial. Pela primeira vez houve uma tocha a ser transportada da Grécia até ao estádio e a cineasta Leni Rifenstahl abriu caminho para as futuras transmissões televisivas ao filmar os eventos com técnicas inovadoras e um detalhe nunca antes visto.

O documentário "Berlim 1936: A Ilusão Final" vai para o ar terça-feira, 16 de agosto, às 00h55, na RTP2.