Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
Bem-vindos a "O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade

Publicado em 4 Mai. 2020 às 11:53, por Samuel Andrade, em Opinião (Temas: Síndrome do Vinagre)

Bem-vindos a "O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade

A história do cinema, o analógico e o digital, filmes perdidos e reencontrados, restauros e arquivos, tudo isto cabe na nova secção que hoje estreia.

O Síndrome do Vinagre irá, regularmente, vasculhar "arquivos cinematográficos", remexer em "baús de memórias", "arejar" coleções de cassetes VHS e visitar "sótãos" onde se guardaram filmes e imagens, num exercício de invocação dos nomes, eventos e sensações que, de alguma forma, moldaram o nosso presente.

Paralelamente, iremos destacar novidades relacionadas com estes temas, tais como o restauro de uma obra cinematográfica, ou uma produção audiovisual recente que deu preferência a formatos analógicos de registo de imagem. Comemoraremos, também, o sempre feliz momento em que uma obra, considerada perdida, é redescoberta algures no mundo, e poderemos sugerir filmes ou documentários televisivos que façam das imagens de arquivo a sua matéria-prima por excelência.

No entanto, o nosso olhar não estará sempre "virado para o passado". Aqui, propomos também refletir sobre as diversas formas, vantagens e circunstâncias de como o analógico e o digital podem coexistir no seio da contemporânea produção de cinema, televisão e audiovisual.

Mas, afinal, o que significa isto de "síndrome do vinagre"?

A "síndrome do vinagre" é o termo pelo qual se designa a degradação da película feita de acetato de celulose, um problema que resulta na debilidade e encolhimento da cópia física e descoloração da imagem impressa.

Devido à libertação de ácido acético, as bobinas exalam um característico odor "avinagrado". Este processo, assim que se instala, é irreversível e imparável, pode ser nocivo para a saúde humana e, inclusive, é capaz de "contaminar" (por via do referido ácido acético) outras bobinas de filmes guardadas no mesmo espaço de uma película em estado de deterioração.

O Síndrome do Vinagre

(exemplo de bobina de filme em estado avançado de síndrome do vinagre; Fonte: National Film and Sound Archive of Australia)

A introdução, desde os anos 80, de regulamentos em prol da conservação de filmes em acetato de celulose tem sido um dos principais garantes para a sobrevivência de milhares de registos audiovisuais. Tais medidas revelaram-se tão substanciais que uma cópia em película, quando armazenada nas condições atmosféricas ideais, pode ser preservada durante mais de um século.

Assim, a fragilidade demonstrada por aquele que foi o principal formato físico de audiovisual (para além de cópias de filmes, a síndrome do vinagre também pode afetar suportes como microfilmes e rolos fotográficos) durante várias décadas, e com o risco que essa condição acarreta para a preservação da memória humana – nomeadamente, as vivências e a História do Século XX – através das imagens em movimento, assumem-se como o mote para a atividade deste espaço.

Sejam muito bem-vindos a "O Síndrome do Vinagre".