Publicado em 3 Out. 2012 às 12:34, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores, Cinema Norte-Americano, Oscars)
O filme de Benh Zeitlin, premiado e aplaudido em vários festivais, foi excluído dos SAG Awards por incluir atores não profissionais no elenco.
As peculiares e corporativas regras da associação dos atores norte-americanos proíbem a entrada de filmes com atores que não sejam profissionais.
Em causa estão Quvenzhané Wallis, a criança protagonista, e Dwight Henry, um padeiro que vive na zona dos bayous do Louisiana onde decorre a ação do filme.
"Beasts of the Southern Wild" foi premiado em Cannes e Sundance, dois dos festivais mais importantes em todo o mundo e faz parte das primeiras listas de favoritos aos próximos Oscars.
A estreia em longas metragens do realizador Benh Zeitlin fala-nos de Hushpuppy, uma menina de seis anos, e do seu pai Wink, que vivem numa comunidade fictícia que dá pelo nome de "A Banheira" (The Bathtub), um bayou nos pântanos do Louisiana constantemente ameaçado por inundações.
A Screen Actors Guild (SAG) afirma que Zeitlin não pagou os valores mínimos estipulados na tabela da associação. O realizador defende-se com opções criativas - os atores amadores permitiram-lhe injetar mais espontaneidade à obra - e limitações orçamentais. "Beasts of the Southern Wild" custou apenas 1,3 milhões de dólares (cerca de um milhão de euros, um valor irrisório para uma produção nos EUA).
Esta decisão da SAG, não tem qualquer implicação na entrada do filme na corrida aos Oscars. Se a pequena Quvenzhané Wallis for nomeada será a mais jovem atriz a conseguir esse feito.
"Beasts of the Southern Wild" ainda não tem data de estreia em Portugal.