Cartaz de cinema

BEAST International Film Festival começa amanhã

Publicado em 23 Mar. 2021 às 09:25, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Europeu)

BEAST International Film Festival começa amanhã

O BEAST International Film Festival arranca quarta-feira, 24 de março com uma oferta híbrida – on-site e online – que envolve mais de 60 curtas, médias e longas-metragens, atividades, master classes, eventos e palestras. O festival regressa para a 4.ª edição, que se estenderá até o fim de maio.

Apresentado pela Associação Cultural OKNA, o BEAST arranca exclusivamente online a partir entre 24 e 28 de março, na plataforma de streaming de cinema independente Filmin. O site abrigará até 4 de abril as seleções competitivas EastWave, EastDoc e experimentalEAST, assim como a secção Focus Romania e o programa V4 Screen.

Ao mesmo tempo, a biblioteca digital do festival disponibilizará gratuitamente o BEAST Talks, as Q&As com realizadores, palestras e live streams, além das secções The Mirages of Freedom e School Visit. Estas últimas atividades estarão hospedadas nas plataformas Vimeo, YouTube e Facebook.

Este ano, a Roménia é um dos focos do festival por meio da secção Focus Country, que estreia na Sessão de Abertura "Ivana The Terrible", a segunda longa-metragem da realizadora Ivana Mladenović. A secção dedicada à Roménia é também composta pelos programas Doc Highlight (que traz à luz documentários da nova vaga de cinema romeno) e School Visit (uma parceria com a Faculdade de Teatro e Filme da Universidade de Babes-Bolyai, a maior e mais conceituada instituição académica do país).

Pela terceira vez o BEAST IFF abre espaço para filmes de estudantes de instituições de ensino de Artes e Cinema. Este ano, sete curtas-metragens integrarão o programa, que será disponibilizado ao público gratuitamente.

Além de School Visit, a secção The Mirages of Freedom, um projeto colaborativo com o Dovzhenko Centre, na Ucrânia, também será de livre acesso. Esta programação especial homenageia a Ucrânia e as suas curtas-metragens experimentais produzidas entre as décadas de 1960 e 1980, sob domínio soviético. Entre os títulos estão obras do movimento de Cinema Poético Ucraniano, liderado por Sergei Parajanov; filmes estudantis criados por aqueles que seriam futuros ícones do cinema ucraniano, como Leonid Osyka e Roman Balayan; e curtas produzidos pela equipa criativa do Kyivnaukfilm Studio, na década de 1980. Essas curtas, marcadas pelo absurdo e pela ironia, apresentam a beleza e a tragédia da arte informal soviética tardia, variando entre crónicas documentais da vida familiar e comédias.

Após o final de março, o BEAST IFF estende-se até 1 de junho com exibições mensais limitadas e on-site. Além de dar continuidade à realização da terceira edição do Visegrad Film Hub, evento da indústria dedicado aos países do Grupo de Visegrado, o festival exibirá filmes da programação da edição de março, assim como novas atividades, masterclasses e palestras.

Esses eventos serão sediados em pontos culturais da cidade do Porto, como o Cinema da Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.