Cartaz de cinema

BBC prepara documentários sobre Greta Thunberg e os abusos de crianças no futebol inglês

Publicado em 16 Fev. 2021 às 10:46, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

BBC prepara documentários sobre Greta Thunberg e os abusos de crianças no futebol inglês

A BBC anunciou um conjunto de novas apostas documentais com temas que vão do escândalo dos abusos de crianças no futebol inglês, aos esforços de Greta Thunberg para aumentar a consciencialização sobre as mudanças climáticas.

Entre as restantes produções que receberam luz verde encontra-se um documento íntimo sobre um casal que cria três filhos diagnosticados com autismo; uma celebração dos trabalhadores imigrantes que constituem a espinha dorsal do sistema público de saúde no Reino Unido; um olhar sobre o mundo dos influenciadores digitais, e um conjunto de histórias de jovens que viram as suas vidas seriamente afetadas pelo vício do jogo.

"Football"s Darkest Secret", será uma série documental em três partes, realizada por Daniel Gordon - autor de "Hillsborough", sobre a tragédia de 1989 no estádio do Sheffield Wednesday. A série examinará os abusos que ocorreram no futebol juvenil do Reino Unido, de meados dos anos 1970 até meados dos anos 1990, quando vários treinadores e olheiros ligados aos principais clubes de futebol abusaram das suas posições de poder para atacar meninos vulneráveis - e escaparam impunes por décadas.

Muitos ficaram em silêncio até à decisão de Andy Woodward de renunciar ao anonimato em novembro de 2016. Desde então, mais de 800 vítimas implicaram 340 clubes de futebol e identificaram 300 suspeitos.

"Greta Thunberg: A Year to Change the World" é uma coprodução da BBC e da PBS que segue a ativista ambiental Greta Thunberg na busca por consciencializar o mundo sobre as aceleradas mudanças climáticas e divulgar a mensagem de que é vital agir para reduzir drasticamente as emissões de carbono.

Ao longo de três episódios, Greta viaja a locais onde o impacto das mudanças climáticas é flagrante. Das areias betuminosas ardentes da indústria petrolífera canadiana, às minas de carvão europeias, aos glaciares que derretem. A série também ouve um conjunto de académicos, economistas e outros peritos que substanciam as observações da jovem com factos científicos.

As filmagens começaram no outono de 2019,  quando Greta, então com dezasseis anos, fez uma pausa de um ano nos seus estudos para iniciar a sua missão internacional. Inclui os discursos aos diplomatas nas Nações Unidas e à elite económica em Davos e prosseguiu durante a pandemia da Covid-19, em casa da ativista, na Suécia.