Cartaz de cinema

Batalha Centro de Cinema abre a 9 de dezembro

Publicado em 28 Set. 2022 às 23:23, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Batalha Centro de Cinema abre a 9 de dezembro

A clássica sala do Porto foi rebaptizada e volta a receber público após obras de requalificação e modernização.

O Batalha reabre a 9 de dezembro, foi hoje anunciado em conferência de imprensa. Passa a albergar uma programação longe das estreias comerciais, com ciclos temáticos e retrospetivas, tanto de cinema clássico como contemporâneo, sempre que possível estabelecendo ligações a outras artes.

O objetivo, segundo a documentação distribuída, é "estimular a cinefilia e cultura fílmica através de projetos educativos, editoriais, formativos e de debate".

A programação da primeira temporada, que decorre entre dezembro deste ano e julho de 2023, começa com o ciclo "Políticas do Sci-Fi". "The Day the Earth Stood Still", de Robert Wise, acompanhado da curta-metragem "The New Sun", da artista polaca Agnieszka Polska, serão os primeiros filmes exibidos.

Nos meses seguintes estão agendados os ciclos "Domesticidade(s)", sobre o "espaço doméstico no contexto das diferentes vivências", focando-se nas "ruturas e possibilidades afetivas, enquanto motores económicos da sociedade"; "El Futuro Ya No Está Aquí", sobre o processo de transformação de Espanha após o franquismo com filmes que ilustram a transição para a democracia e as profundas alterações que se registaram na sociedade; e "Contra-Fluxos", sobre os temas da água, das migrações e do clima.

O programa inclui ainda ciclos em torno da filmografia, completa ou essencial, de cineastas e artistas nacionais e internacionais.

O primeiro será dedicado a Claire Denis, naquela que será a mais completa retrospetiva da realizadora em Portugal.

Seguir-se-ão retrospetivas dedicadas a Melvin Van Peebles, André Gil Mata, Zacharias Kunuk, Luísa Homem, Joanna Hogg, Lorenza Mazzetti, Basil da Cunha, Annemarie Jacir e Mai Zetterling e focos dedicados a artistas como Agnieszka Polska, Riar Rizaldi e Fatima Al Qadiri.

Ao longo do ano, espera-se também que o Batalha abra portas aos vários festivais de cinema da cidade.

O cinema português terá exibições semanais e será ainda reestabelecida uma ligação histórica com o Cineclube do Porto através de sessões quinzenais.  

Além de duas salas preparadas para exibição de formatos digitais e analógicos (a Sala 1 com 299 lugares e a Sala 2 com 126 lugares), o renovado Batalha integra ainda a Sala-Filme, um espaço dedicado a instalações, uma Biblioteca especializada em cinema e imagem em movimento e uma Filmoteca, que reúne património fílmico relacionado com a cidade.

A Cafetaria & Bar, localizada no antigo salão de chá, está equipada para projeções e performances.

Os bilhetes para as sessões de cinema custam 5 euros, preço a que se aplicam descontos para o cartão Porto. (50%) e Tripass (25%). No caso das performances e filmes-concerto, o intervalo de preços vai dos 3,5 aos 7 euros.

Alguns eventos terão entrada gratuita.

O cartão BFF (Batalha Friends Forever), com um preço fixo por mês ou por ano, permite acesso ilimitado a todas as sessões de cinema, com descontos para estudantes e maiores de 65 anos.

Os bilhetes para a programação de dezembro e janeiro poderão ser adquiridos, a partir de 17 de novembro, na bilheteira física e no site do Batalha.