Publicado em 10 Out. 2012 às 11:39, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)
Declarações de Yann Martel a um jornal indiano provocaram controvérsia.
O canadiano Yann Martel passou um ano na India antes de escrever "A Vida de Pi", o livro agora adaptado ao cinema por Ang Lee. Numa entrevista franca ao jornal The Hindustan Times, o escritor confessou as suas ideias sobre o país e foi bastante crítico sobre algumas características da sociedade indiana.
"Em alguns aspetos, a India é um lugar horrível" - disse Martel. "É corrupta e violenta, as desigualdades são perturbadoras. Ao mesmo tempo, foi o lugar que nos deu Mahatma Gandhi. É um país de idealismo e a corrupção".
“A India contém o melhor e o pior da humanidade. Há uma grande dose de extremismo. Por vezes torna-se cansativo" - continuou a afirmar o escritor. "Mas a India obrigou-me a pensar em abraçar uma fé, de forma séria e pela primeira vez (...) Ter estado lá despertou-me a curiosidade em relação à religião, levou-me a escrever 'A Vida de Pi' e mudou a minha vida".
As opiniões de Martel desencadearam uma onda de comentários e debates. No entanto, algumas personalidades indianas apoiaram o autor e assumiram os problemas do país. O cineasta Rohan Sippy assumiu que "se algumas coisas não estão bem no nosso país, temos de as resolver". O diretor de filmes publicitários Prahlad Kakka foi claro: "Martel está provavelmente certo. É uma treta tentar fazer alguma coisa. Por toda a parte se vê corrupção. Só vivendo aqui é que nos damos conta de como o próprio governo indiano é responsável por nos complicar a vida". Muitos cidadãos anónimos partilharam a opinião do escritor e denunciaram tanto o clima de impunidade e falta de ética, como a violência para com as mulheres e a estratificação com base no sistema de castas.
"A Vida de Pi" foi publicado em 2001 e conta a história de Pi, um rapaz indiano que sobrevive a um naufrágio e acaba num salva-vidas com vários animais, incluindo um feroz tigre de Bengala.
Ang Lee, realizador de "Brokeback Mountain", assina a transposição para o cinema com um elenco que inclui o estreante Suraj Sharma como protagonista e ainda o célebre ator indiano Irrfan Khan.
"A Vida de Pi" tem estreia marcada para 20 de Dezembro, em Portugal.