Publicado em 17 Dez. 2022 às 22:54, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Asiático, Bastidores)
As autoridades iranianas prenderam a atriz de "Os Irmãos de Leila" e "O Vendedor" após esta ter protestado contra a execução de manifestantes.
Tarane Alidousti, protagonista do filme "O Vendedor", premiado com o Óscar de melhor filme internacional em 2017, foi detida no sábado. Segundo os meios de comunicação estatais, as autoridades prenderam a actriz sob a acusação de espalhar mentiras sobre os protestos que há três meses decorrem em todo o país.
Há uma semana, Alidousti protestou nas redes sociais contra a pena de morte aplicada por crimes alegadamente cometidos durante as manifestações contra o regime.
Outras personalidades iranianas foram detidas recentemente, devido ao seu apoio aos protestos. Hengameh Ghaziani e Katayoun Riahi, duas outras conhecidas atrizes, foram detidas em novembro. Voria Ghafouri, uma jogadora de futebol, foi presa no mês passado. Todas foram libertadas após interrogatório.
Os protestos no Irão começaram em setembro na sequência da morte de Mahsa Amini, de 22 anos, detida pouco antes pela polícia da moral por não usar o véu correctamente.
Desde então, as manifestações evoluíram para um desafio geral ao regime instalado pela Revolução Islâmica de 1979.
Tarane Alidousti é também protagonista de "Os Irmãos de Leila", filme de Saeed Roustayi que chegou aos cinemas portugueses a 8 de dezembro após ter tido estreia mundial em Cannes.
Anteriormente, prometeu ficar no Irão e continuar a luta contra o regime dos ayatollahs: "Não tenho passaporte, ou residência em nenhum outro lugar excepto o Irão. Ficarei e olhar-vos-ei directamente nos olhos como todas estas pessoas quando gritar pelos meus direitos", escreveu.