Cartaz de cinema

Atriz Olivia Hussey morre aos 73 anos

Publicado em 28 Dez. 2024 às 11:11, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Obituário)

Atriz Olivia Hussey morre aos 73 anos

Famosa na adolescência pelo papel no clássico "Romeu e Julieta" de Franco Zeffirelli, viu a carreira afetada pelo sucesso inicial. Participou em produções independentes, regressando pontualmente à ribalta em "Morte no Nilo", ou na minissérie "Jesus de Nazaré". Acabou envolvida num processo judicial relacionado com a atuação no filme que a lançou.

A atriz britânica Olivia Hussey, conhecida pelo papel como Julieta na adaptação cinematográfica de "Romeu e Julieta" de Franco Zeffirelli, faleceu esta semana aos 73 anos. A informação foi confirmada pela família, mas a causa da morte não foi divulgada.

Nascida em Buenos Aires, na Argentina, a 17 de abril de 1951, era filha de Joy Hussey, uma secretária britânica, e de Andreas Osuna, um cantor de ópera argentino. Mudou-se para Londres ainda em criança, onde iniciou a formação em artes dramáticas na Italia Conti Academy of Theatre Arts.

Aos 15 anos, foi escolhida por Zeffirelli para interpretar Julieta, papel que lhe valeu reconhecimento internacional e um Globo de Ouro. Contudo, o filme acabou envolvido em polémica devido à idade dos protagonistas. Ambos eram menores na época da rodagem e uma cena de nudez parcial gerou críticas e debates sobre a exploração de jovens atores.

Em 2023, Olivia Hussey e Leonard Whiting apresentaram queixa contra a Paramount Pictures, alegando exploração sexual e abuso durante a produção do filme. Segundo os atores, a cena foi filmada sem consentimento pleno e violou leis relativas à proteção de menores. O estúdio contestou as acusações, argumentando que as cenas foram aprovadas pelos atores e pelos seus representantes legais na época. Pouco tempo depois, o processo foi arquivado.

Oliva Hussey destacou-se na televisão ao interpretar Maria na minissérie "Jesus de Nazaré" (1977), outra adaptação de Zeffirelli, e em "Os Últimos Dias de Pompeia" (1984). Participou em produções como "Morte no Nilo" (1978) "Psycho IV" (1990) e "Black Christmas" (1974), um dos primeiros filmes do género slasher. Hussey também trabalhou em projetos menos conhecidos, incluindo filmes independentes e deu voz em dobragens para animação e videojogos.

A atriz deixa três filhos e um legado no cinema que atravessou décadas. Detalhes sobre os serviços fúnebres ainda não foram anunciados.