Cartaz de cinema

Ashley Judd quase perdeu uma perna num acidente no Congo

Publicado em 13 Fev. 2021 às 12:05, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Celebridades, Bastidores)

Ashley Judd quase perdeu uma perna num acidente no Congo

A atriz está num hospital sul-africano após uma queda grave na floresta congolesa.

Uma viagem ao Congo incluída num projeto de investigação sobre os chimpanzés-pigmeu, correu muito mal à atriz Ashley que acabou internada nos cuidados intensivos de um hospital sul-africano após um transporte incrivelmente demorado e doloroso.

O relato surgiu sexta-feira durante uma conversa em direto no Instagram entre a atriz e Nicholas Kristof, colunista do The New York Times. Judd, falou a partir da cama dos cuidados intensivos no hospital sul-africano para onde foi transportada.

Levantara-se, como habitual, às 04h40, para uma caminhada pela floresta tropical do Congo com dois guias locais e elementos da equipa de investigação de um programa de proteção aos chimpanzés-pigmeu, uma espécie ameaçada. No escuro, a sua lanterna começou a falhar e Judd acabou por tropeçar numa árvore caída e partir a perna.

Durante cinco horas esteve no chão a aguentar as fortes dores, enquanto alguém corria para a localidade mais próxima em busca de ajuda. Foi depois carregada numa maca durante hora e meia de regresso ao acampamento e daí de moto para uma cabana onde passou a noite até à chegada de uma avioneta que a transportou para Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. Só ao fim de 55 horas deu entrada numa sala de cirurgia na África do Sul onde os médicos fizeram os possíveis por salvar a perna, fraturada em quatro sítios e com danos nos nervos.

Segundo afirma Judd, a recuperação vai demorar bastante tempo e necessitará de fisioterapia intensa para recuperar o uso da perna.