Cartaz de cinema

Asghar Farhadi regressa a Paris com "Histórias Paralelas"

Publicado em 12 May. 2025 às 20:20, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Elenco, Cinema Europeu)

Asghar Farhadi regressa a Paris com "Histórias Paralelas"

O filme abordará os ataques terroristas de 2015 em Paris.

Asghar Farhadi, realizador iraniano, vai regressar a França para o seu próximo projeto, "Histórias Paralelas" (Histoires parallèles), que abordará os trágicos ataques terroristas de 13 de novembro de 2015 em Paris, incluindo o atentado na sala de concertos Bataclan.

O filme começa a ser rodado no outono e conta no elenco com Isabelle Huppert, Virginie Efira, Vincent Cassel, Catherine Deneuve, Pierre Niney e Adam Bessa.

A estreia está prevista para a primavera de 2026, o que deixa antever fortes possibilidades de uma apresentação mundial no Festival de Cannes.

Segundo Vincent Cassel, que interpretará o chefe da BRI, a unidade da polícia francesa que neutralizou os terroristas no Bataclan, o filme mergulhará num dos eventos mais marcantes da história recente de França quando vários ataques coordenados pelo Estado Islâmico (ISIS) em vários pontos de Paris mataram 130 pessoas e feriram outras centenas, sendo o atentado no Bataclan, com 90 vítimas mortais, o mais devastador.

Farhadi, conhecido pelos dramas intensos e emocionalmente profundos como "Uma Separação" (vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012), "O Vendedor" e "Um Herói", enfrenta agora o desafio de tratar um tema sensível.

Será apenas o terceiro filme do realizador fora do Irão, após "O Passado" (2013), rodado em França, e "Todos Sabem" (2018), filmado em Espanha.

Em entrevista ao Le Monde em janeiro de 2024, Farhadi anunciou que não voltará a filmar no Irão, numa decisão que classifica como um ato de resistência contra o regime "repressivo" do país.

"O Passado" atraiu um milhão de espectadores em França, valeu a Bérénice Bejo o prémio de interpretação feminina em Cannes e deu ao cineasta o Grande Prémio da competição.