Cartaz de cinema

Asghar Farhadi em Portugal na 15ª edição do FEST

Publicado em 22 Mai. 2018 às 18:37, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Asghar Farhadi em Portugal na 15ª edição do FEST

O cineasta iraniano estará presente em Espinho no mês de junho para orientar uma masterclass.

O cineasta iraniano é a mais recente confirmação do Training Ground da 15ª edição do FEST, Festival Novos Realizadores, Novo Cinema. No ano em que estreou em na cerimónia de abertura do Festival de Cannes "Todos lo Saben", o mais recente longa-duração filmado em Espanha com o casal Penélope Cruz e Javier Bardem, o iraniano passa por Espinho para orientar uma masterclass no Training Ground do FEST.

Nascido no Teerão, Asghar Farhadi interessou-se pelo cinema na sua adolescência, tendo realizado diversos filmes em 8 e 16 mm para a Associação Jovem de Cinema de Teerão. Desde 2001 realizou mais de 30 filmes e séries de televisão, acumulando, em vários deles, as funções de argumentista.

Conhecido pelo gosto de abordar temas complexos e pelas exímia narrativa que marca as suas histórias, ganha com "Darbareye Elly", o reconhecimento internacional, representado no aplauso da crítica, o Urso de Prata da Berlinale e o prémio maior do Festival Tribeca.

Em, 2011, à segunda nomeação, arrecada o primeiro Óscar para Melhor Filme Estrangeiro com "A Separation", um drama familiar que tocou o mundo e marcou presença no pódios dos principais festivais do sector (Urso de Ouro em Berlim, de Ouro, a Boston, Melhor Filme Estrangeiro para as associações de críticos de Boston, Chicago, Los Angeles e Nova Iorque, Globo de Ouro para a mesma categoria). Em 2017, volta a repetir o feito com "The Salesman", assumindo-se como um dos mais respeitados e galardoados realizadores da actualidade.

O realizador iraniano reforça o painel de oradores já confirmados para a vertente educativa do festival que, entre 18 e 25 de Junho, organiza mais de 30 masterclasses, workshops e ateliers, com a participação de profissionais da indústria de cinema mundial.

Pelo Training Ground deste ano passarão ainda, entre outros, David Seidler (argumentista, "The King's Speech"; "Onassis: The Richest Man in the World"); Gabriella Cristiani (montadora "The Last Emperor"; "Last Tango in Paris"), Stephen Warbeck (compositor, "Shakespeare in Love"; "Billy Elliot"), Stephan Elliott (realizador, "The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert"; "Rio, I Love You"), Roman Coppola (produtor, realizador e argumentista, "Moonrise Kingdom", "The Darjeeling Limited"), Francesca Jaynes (coreógrafa "A.I. Artificial Intelligence"; "Gravity 2) e Gareth Wiley (produtor, "Match Point"; "Vicky Cristina Barcelona").

Cruzando os universos do documentário, ficção e cinema experimental, o FEST integrará ainda uma competição internacional de longas e curtas metragens (Lince de Ouro e Lince de Prata), uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias (FESTinha), uma competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional), um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). Nas vertentes não competitivas, destaque ainda ao foco sobre o cinema japonês, austríaco e sueco, nos 19 filmes que integram a secção Flavours of The World. Ponto de entrada num dos mais isolados países do mundo, a Coreia do Norte é a proposta da secção Be Kind Rewind.