Cartaz de cinema

"As Regras Bíblicas" em dezembro no canal História

Publicado em 6 Dez. 2014 às 20:21, por filmSPOT, em Notícias de Televisão e Séries

"As Regras Bíblicas" em dezembro no canal História

Uma nova série examina as centenas de regras contidas na Bíblia e a razão para a sua existência.

A Bíblia pode ter 10 Mandamentos, mas, na realidade, há mais de 700 regras.

São elas que controlam todo o tipo de comportamentos – alimentação, sexo, trabalho, castigo…

Mais importante, estas regras abrem uma janela secreta para percebermos como o mundo antigo funcionava, desde os faraós egípcios às legiões romanas.

Cada episódio de "As Regras Bíblicas" enumera diversas regras no contexto fascinante do mundo ancestral. Assim, se a regra for "Abrir sempre a porta aos desconhecidos", perceberemos como poder ficar na casa de um desconhecido era absolutamente crucial para os povos antigos conseguirem viajar.

Se a regra for "Não comer carne de porco", saberemos que a triquinose podia estar a alastrar na antiga Mesopotâmia.

São regras estranhas e reveladoras, regras que suscitam a curiosidade, mas são sempre regras que nos fazem compreender a História, apresentadas de um modo informativo e surpreendente.

Resumo dos episódios:

SEXO

O sexo é uma questão fulcral para as regras bíblicas e, neste episódio, descobrimos algumas das leis mais surpreendentes que constam da Bíblia, incluindo aquela que adverte a mulher, caso esta decida agarrar as partes baixas de um agressor para defender o próprio marido. O castigo? Se ela agarrar as partes baixas de um homem, cortam-lhe a mão. Para a nossa sociedade atual, parece cruel. Mas assim que começamos a decifrar o mundo em que esta lei foi instituída, a investigar tudo desde as estátuas gregas às taxas de mortalidade, temos uma nova perspetiva da realidade da sexualidade humana há 3000 anos.

Segunda-feira 22, 22h.

 

A PRAGA

Neste episódio, exploramos as formas como os povos ancestrais tendem a controlar as forças do Mal nas suas vidas. As regras bíblicas alertam as pessoas sobre as pragas lançadas aos pais, a consulta de feiticeiros, a quebra de promessas ou até ao uso de tecidos misturados. É uma plataforma de lançamento para uma profunda investigação sobre a mente das pessoas que vagueavam pela Terra há milénios. Será que os povos ancestrais faziam realmente sacrifícios de crianças? Uma regra abre uma janela sobre esta prática quase inimaginável.

Segunda-feira 22, 22:45h.

 

GUERRA

A Bíblia proíbe os exércitos israelitas de cortar as árvores das cidades inimigas. Será uma pista para um movimento ecologista com 3000 anos ou haverá outra razão? Pista: O segredo resume-se às oliveiras. Ao decompor as regras sobre a guerra, este episódio revela uma vasta paisagem sangrenta de conquista divina e retribuição violenta. Ficará surpreendido como um comando aparentemente simples revela como as nações faziam guerra e paz.

Segunda-feira 29, 22h.

 

VÍCIO ANCESTRAL

O uso e abuso de bebidas alcoólicas remontam à antiguidade mais longínqua e, por conseguinte, não é surpresa que a Bíblia tenha muito a dizer sobre o assunto. No entanto, o vinho e as bebidas brancas tinham um papel no mundo antigo muito diferente do que têm hoje em dia. Tanto podiam ser medicamento e milagre, como pecado e salvação. Neste episódio, as regras levam-nos a um mar infindável de informação sobre a importância do vinho e os perigos do deboche. Se julga que os vampiros são as únicas criaturas a beber sangue humano, está na hora de viajar até ao mundo antigo.

Segunda-feira 29, 22:45h.

"As Regras Bíblicas" (The Bible Rules) estreia segunda-feira, 22 de dezembro, às 22h00, no canal História.