Cartaz de cinema

As Nações Unidas no Cinema São Jorge em Lisboa

Publicado em 21 Jun. 2022 às 10:11, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

As Nações Unidas no Cinema São Jorge em Lisboa

A ONU promove a sessão de estreia do filme "The Loneliest Whale: The Search for 52" para assinalar a Conferência dos Oceanos que terá lugar em Lisboa entre 27 de junho e 1 de julho.

Para assinalar a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar em Lisboa entre 27 de junho e 1 de julho, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) promove uma sessão do Cine ONU com a estreia em Portugal do filme "The Loneliest Whale: The Search for 52".

O evento terá lugar a 24 de junho, pelas 19h00, no Cinema de São Jorge.

A sessão de abertura contará com a presença do subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Jurídicos, Miguel de Serpa Soares, da embaixadora dos Estados Unidos em Portugal, Irandi Charno Levine, do vereador da Cultura, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura e do CEO da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha.

Após a exibição do filme, segue-se um debate com a participação de Joshua Zeman (EUA), realizador, argumentista e produtor do filme, Ana Brazão (Portugal), gestora de projetos da Fundação Oceano Azul, Sneha Shahi (Índia) e Pamela Kiambi (Quénia), ativistas da campanha "Plastic Tide Turner" do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).

O debate será moderado por Francyne Harrigan, chefe de comunicação para o Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas.  

Com produção executiva de Leonardo DiCaprio e de Adrian Grenier, "The Loneliest Whale" é uma aventura cinematográfica para encontrar a baleia "hertz 52", que os cientistas acreditam ter passado toda a vida a comunicar numa frequência diferente das outras baleias.

A entrada é gratuita, mas é necessário o registo prévio no site do evento.

Trailer "The Loneliest Whale"

 

As sessões de cinema das Nações Unidas, conhecidas como Cine ONU, são eventos que oferecem uma oportunidade aos cidadãos de assistirem a documentários e de participarem em debates com funcionários da ONU e outras personalidades.

Clima, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, paz e segurança são algumas das questões globais apresentadas nestas exibições.

O que começou por ser um projeto em Bruxelas, organizado pelo Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental, alargou-se a outros locais. Até ao momento, mais de 17 cidades receberam a exibição de mais de 200 filmes com a participação de mais de 100 000 espetadores que podem assistir gratuitamente às sessões.