Cartaz de cinema

ArteKino Festival: "Linhas Tortas" da portuguesa Rita Nunes é o favorito do público europeu

Publicado em 10 Jan. 2023 às 08:41, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

ArteKino Festival: "Linhas Tortas" da portuguesa Rita Nunes é o favorito do público europeu

O filme foi votado entre os exibidos no festival online que decorreu em dezembro.

"Linhas Tortas" da portuguesa Rita Nunes ganhou o Prémio do Público Europeu no 7º Festival ArteKino que decorreu online de 1 a 31 de dezembro de 2022. "Sobreviventes de Verão", realizado por Marija Kavtaradze, da Lituânia recebeu o Prémio do Júri da Juventude.

Votantes de 32 países atribuíram o prémio ao filme protagonizado por Joana Ribeiro e Américo Silva, produzido pela Leopardo Filmes e coproduzido pela RTP, que segue os caminhos de Luísa, uma actriz, e de António, um jornalista, a partir do momento em que se cruzam no Twitter, começam a trocar mensagens e desenvolvem uma obsessão, um pelo outro.

"Linhas Tortas" pode ser visto em arte.tv e no canal ARTE do YouTube até 31 de janeiro.

O Prémio do Júri da Juventude, em parceria com o programa Erasmus+ da União Europeia, foi atribuído por um grupo de 15 cidadãos europeus entre os 18 e os 25 anos. A escolha recaiu sobre "Sobreviventes de Verão" da lituana Marija Kavtaradze. O filme centra-se num jovem psicólogo ambicioso que concorda em transportar dois pacientes para uma unidade psiquiátrica à beira-mar. As três personagens travam as suas batalhas interiores e a viagem aproxima-as.

A sétima edição do Festival ArteKino acumulou 1,9 milhões de visualizações no site a que se juntaram 493 mil no YouTube.