Cartaz de cinema

Arranca a 76.ª edição do Festival de Cannes

Publicado em 15 Mai. 2023 às 21:09, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Arranca a 76.ª edição do Festival de Cannes

"Jeanne du Barry" com Johnny Depp é o filme que dá início ao festival numa cerimónia de abertura conduzida por Chiara Mastroianni e onde Michael Douglas será homenageado.

O Festival de Cannes, um dos mais prestigiados acontecimentos do mundo do cinema celebra a sua 76.ª edição. A partir de terça-feira, 16 de maio, os olhos do mundo estarão voltados para a Croisette onde 21 filmes competem pela Palma de Ouro. A cerimónia de abertura terá lugar às 18h00 de Lisboa, no Grand Théâtre Lumière do Palais des Festivals.

A actriz Chiara Mastroianni será a mestre de cerimónias e a anfitriã do júri presidido pelo realizador sueco Ruben Östlund, vencedor de duas Palmas de Ouro, no ano passado com "Triângulo de Tristeza" e em 2017 com "A Praça". Com ele estarão a actriz marroquina Maryam Touzani, o actor francês Denis Ménochet, a realizadora zambiana Rungano Nyoni, a actriz americana Brie Larson, o actor e realizador americano Paul Dano, o escritor e realizador afegão Atiq Rahimi, o realizador argentino Damián Szifron e a realizadora francesa Julia Ducournau, vencedora do festival em 2021 com "Titane".

Estará igualmente presente o convidado de honra deste ano, o actor e produtor americano Michael Douglas, que receberá uma Palma de Ouro honorária pelo conjunto da sua carreira. Douglas é um dos nomes mais emblemáticos de Hollywood, tendo participado em filmes como "Wall Street", "Atração Fatal", ou "Em Busca da Esmeralda Perdida".

Segue-se a projecção de "Jeanne du Barry", o filme de Maïwenn que inaugura o festival em termos cinematográficos. Com Johnny Depp no papel do rei Luís XV, o filme conta como Jeanne Vaubernier, uma mulher do povo determinada a subir na hierarquia social, usa os seus encantos para escapar à pobreza e se torna amante oficial do rei.

Durante os 11 dias do festival, serão exibidos 21 filmes na competição oficial de longas-metragens de onde se destacam obras de realizadores consagrados como Wes Anderson, Hirokazu Kore-eda, Aki Kaurismaki, Ken Loach, Wim Wenders, Nuri Bilge Ceyla, ou Nanni Moretti.

Consulte a lista dos filmes da seleção oficial do Festival de Cannes 2023

A seleção do festival é complementada com as secções competitivas dedicadas às curtas-metragens e Un Certain Regard, que se centra em cineastas menos conhecidos e projetos e linguagens inovadoras.

Fora do lado competitivo, o festival apresenta uma forte presença norte-americana com estreias mundiais de "Indiana Jones e o Marcador do Destino", com Harrison Ford a regressar ao papel do arqueólogo aventureiro, e "Killers of the Flower Moon", de Martin Scorsese com Leonardo di Caprio, um policial que se passa no Oklahoma dos anos 20 e segue o caso dos assassinatos de vários elementos da tribo Osage, que enriqueceram graças ao petróleo.

O júri entregará os seus prémios na Cerimónia de Encerramento que terá lugar no sábado, 27 de maio, às 19h30 de Lisboa.

O festival termina com a projecção no Grand Théâtre Lumière do filme de encerramento, "Elemental", longa-metragem de animação da Pixar realizada por Peter Sohn.