Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
Arquivo da Semana: o restauro de filmes centenários

Publicado em 19 Fev. 2021 às 18:30, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

Arquivo da Semana: o restauro de filmes centenários

Cinco pequenos filmes para conhecer a "The Corrick Collection" e o trabalho do National Film and Sound Archive of Australia.

Desde o passado mês de janeiro, o National Film and Sound Archive of Australia (NFSA) tem disponibilizado publicamente o produto do restauro de diversos filmes com mais de um século. Em concreto, são obras integradas na "The Corrick Collection", um raro e valioso acervo fílmico reunido pelos Corrick, família ligada às artes performativas que, nos primeiros anos do Século XX, promoveu exibições cinematográficas pela Oceânia, Sudeste Asiático e Inglaterra.

Esta coleção, cuja catalogação e preservação começou na década de 1960, distingue-se não só pelo volume (cerca de 135 filmes), mas, também, por se tratarem de cópias em película de nitrato, processadas com a colorização manual – ou "film tinting" – dos fotogramas a preto e branco, e o teor das suas imagens varia entre a comédia burlesca, o melodrama e o registo documental.

Os cinco filmes do Arquivo desta semana (apresentados sem qualquer efeito sonoro, ou acompanhamento musical) denotam, do ponto de vista histórico, um cativante conjunto de detalhes sobre a Humanidade de há cem anos e mostram as inúmeras técnicas pioneiras da Sétima Arte.

"La Fée aux Fleurs" (1905)

Realizado por Gaston Velle, este breve filme é um deslumbrante exemplo de "film tinting" dos primórdios do cinema, ostentando, ainda, diversos truques de montagem para demonstrar a magia de uma "fada das flores".

 

La Metallurgie au Creusot (1905)

Filme documental, produzido pela francesa Pathé, sobre os processos metalúrgicos da fábrica Schneider-Creusot, então sediada na cidade de Le Creusot. Note-se como a colorização, em algumas das sequências, quase se assemelha a autênticos efeitos visuais criados digitalmente.

 

Cretinetti Lottatore (1909)

Um dos primeiros títulos numa série de comédias italianas, protagonizadas pelo popular ator André Deed. Aqui, acompanhamos o desastrado Cretinetti e as suas (furadas) aspirações em se converter num homem de força impressionante.

 

Les Petits Pifferari (1909)

Realizado nos estúdios da Pathé, "Les Petits Pifferari" narra o drama de uma pobre mãe, obrigada a pedir aos dois filhos que ajudem no sustento do lar. As crianças juntam-se a um músico itinerante e o trio começa a atuar em cafés com enorme sucesso. De salientar o trabalho de colorização do filme, integralmente executado por métodos manuais.

 

Prince of Wales Visit to Launceston (1920)

Filme caseiro, registado por um elemento da própria família Corrick, que documenta a chegada, com grande entusiasmo popular, do Príncipe de Gales (o futuro Rei Eduardo VIII) à cidade de Launceston, no norte da Tasmânia.