Cartaz de cinema

Aquecimento global coloca "Pesca Radical" em risco

Publicado em 13 Abr. 2017 às 10:00, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Bastidores)

Aquecimento global coloca "Pesca Radical" em risco

Os experientes comandantes da série "Pesca Radical" pensavam que já tinham visto um pouco de tudo. Mas os acontecimentos registados na 13ª temporada provaram o contrário. A série vencedora de 16 Emmys regressou esta semana ao Discovery Channel norte-americano para expor um problema que pode significar o seu fim a curto prazo.

Gerações de pescadores ganharam a vida saindo de Dutch Harbor, um dos principais porto da pesca ao caranguejo nos Estados Unidos. No entanto, em 2016, os locais tradicionais de pesca estiveram vazios. Na sequência de um pico de temperatura no Mar de Bering, os caranguejos desapareceram e inflamaram uma caçada exaustiva para salvar o modo de vida da frota.

A situação deixou toda a gente - veteranos e novatos - a interrogar-se sobre o que pode ser feito para salvar a época de pesca.

"A frota vai precisar ir mais longe e mais fundo", disse o Capitão Sig Hansen, do Northwestern, no início da época. "Ninguém vai tirar este modo de vida aos pescadores. Posso garantir que a frota não vai parar, mas estamos sempre com medo de que possa ser o nosso último ano."

A situação é preocupante. As temperaturas no Mar de Bering aumentaram perto de quatro graus só no último ano, 50 vezes a média global. Como resultado, os caranguejos deslocaram-se para águas mais profundas e frias. Ao mesmo tempo, o aquecimento das águas provocou um conjunto de tempestades que dificultaram ainda mais o já de si complicado trabalho dos pescadores.

Na frota de "Pesca Radical"

Deadliest Catch

A bordo do Northwestern, o Capitão Sig Hansen voltou após sobreviver a um ataque cardíaco em fevereiro de 2016. Pouco tempo depois, a sua filha biológica, de quem está afastado há muitos anos, colocou um processo em tribunal alegando ter sido abusada pelo pai quanto tinha dois anos. Sig negou veementemente as alegações e afirmou que tudo não passava de um esquema para lhe extorquir dinheiro. O primeiro episódio da nova temporada de "Deadliest Catch" não mencionou esta disputa familiar, um de vários casos envolvendo a justiça e protagonistas do programa.

No Time Bandit, o capitão Johnathan Hillstrand quer que a sua derradeira época no mar de Bering seja calma. Após 37 anos, está finalmente pronto para se reformar da frota de caranguejo. Mas o oceano tem ideias diferentes. Hillstrand começa por ficar preso em Seattle a fazer reparações de última hora. E quando sai para o mar, enfrenta uma das épocas de pesca mais difíceis de sempre.

A bordo do Saga, o novo capitão Jake Anderson tem muito em que pensar após receber a maior quota de caranguejo da frota. É uma hipótese para estabelecer o seu legado como um dos melhores pescadores no Mar de Bering, mas há um problema. Se Jake não capturar todo o caranguejo a tempo, corre o risco de perder a sua quota para outro capitão.

No Wizard, o ríspido Capitão Keith Colburn está de volta após ter enfrentado os seus demónios pessoais e o seu alcoolismo. Este ano, está determinado a ser o principal pescador da frota - a qualquer custo.

Enquanto a notícia sobre o desaparecimento de caranguejo viaja através da frota, o Capitão Wild Bill começa a questionar a sua recente compra do Summer Bay. A trabalhar para terceiros desde 1975, Wild Bill gastou uma pequena fortuna para comprar a embarcação.

Sean Dwyer, o mais novo da frota, está de volta com o Brenna A. Sean luta por conseguir alguma quota com a temporada de caranguejo Bairdi suspensa. Desde a morte do pai, cabe-lhe a ele manter o negócio da família vivo.

Com ondas de 12 metros, ventos com a força de furacões, maquinaria perigosa e icebergs maciços nenhuma temporada é igual. Cercados pela morte e pelas suas feridas, os homens lutam para regressar. Alguns não conseguem. O capitão e a tripulação do Destination desapareram pouco tempo depois de saírem do porto, ao largo da costa do Alasca. Um momento triste para a comunidade de pescadores.

O Capitão Johnathan decidiu que já chega. Com as alterações climáticas e as marcas deixadas por anos de labuta em algumas das condições mais duras do planeta, só o tempo dirá se outros o seguirão.

Até ao momento ainda não foi revelada a data de estreia da 13ª temporada de "Pesca Radical" no Discovery Channel Portugal.